Exportações de perfumaria e cosmética derrapam
Em Portugal, as vendas ao exterior em 2011 caíram 0,6%, depois de terem aumentado 14% no ano anterior
Rita Gonçalves
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O mercado ibérico de produtos de perfumaria e cosmética deverá atingir 5.015 milhões de euros em 2012, menos 2,4% relativamente aos 5137 milhões registados em 2011, segundo a Informa D&B que divulgou o estudo anual dedicado a estes sectores.
Em Portugal, a queda deverá cifrar-se em 7,5%, enquanto em Espanha deverá registar 1,5%.
Segundo a DBK, filial da Informa D&B (Grupo CESCE), o mercado ibérico de perfumaria e cosmética diminuiu 2,8% em 2011, situando-se nos 5.137 milhões de euros. O mercado espanhol, que acumula quatro anos consecutivos de quebras, baixou 1,8%, enquanto o português registou uma redução de 8,2%, depois de ter crescido 1,9% em 2010.
As vendas em Espanha desceram até aos 4.407 milhões de euros, representando 85,8% do mercado ibérico total, enquanto em Portugal se situam nos 730 milhões.
Quanto ao comércio externo, as exportações espanholas aumentaram 6,9% em 2011 para 2.285 milhões de euros, destacando-se, entre os principais países de destino, Alemanha, Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos, mercados que, em conjunto, representaram 44% do total.
Em Portugal, as vendas ao exterior caíram 0,6%, depois de terem aumentado 14% em 2010, cifrando-se em 154 milhões de euros. Espanha foi o destino principal, com uma quota de 31% sobre o total, seguida de Angola, Reino Unido e França.
Débil procura interna
Em 2012, manteve-se a tendência descendente do mercado, prevendo-se para o encerramento do ano uma variação negativa de 2,4%, até aos 5.015 milhões de euros. “Espera-se uma redução do mercado português de 7,5%, enquanto no caso de Espanha a quebra deverá situar-se em 1,5%.
A evolução do sector está condicionada a curto prazo pela debilidade da procura interna e pela pressão sobre as margens de lucro, num contexto de forte concorrência de preços. Assim, em 2013, prevê-se uma nova contracção das vendas no conjunto do mercado ibérico, embora mais moderada do que a do biénio 2011-2012”.
Em 2011, o número de empresas fabricantes e importadoras de produtos de perfumaria e cosmética com actividade no mercado ibérico era de 290, das quais 227 operavam no mercado espanhol e 63 no português.
No conjunto do mercado ibérico, “os cinco principais grupos reuniram em 2011 uma quota de 39%, percentagem que se situou acima dos 50% ao considerar os dez principais. É ainda de assinalar o posicionamento destacado de empresas multinacionais com uma sólida imagem de marca, que na maior parte dos casos operam tanto em Espanha como em Portugal”.