Quanto vale o e-commerce em Portugal?
Conheça as principais conclusões do relatório que divulga os dados reais do sector dos pagamentos
Rita Gonçalves
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
Miguel Salema Garção é o Chief of New Business da Verlingue Portugal
Dona Pureza recebe Prémio Cinco Estrelas 2025
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
As compras online dos portugueses são ainda marginais face ao total de transacções e circunscrevem-se a um nicho da população portuguesa – apenas 1.2% do total de compras pagas com recurso a cartão bancário decorrem de compras efectuadas online, conclui o “SIBS MARKET REPORT”, um relatório que, divulga os dados reais do sector dos pagamentos, onde a SIBS tem um papel preponderante.
A 1ª edição, apresentada , é dedicada ao comércio online.
“Apesar de ser um valor reduzido, verifica-se uma evolução notória se tivermos por referência os dados de 2007 (0.7%). Em comparação com a União Europeia, também a taxa de crescimento portuguesa tem sido superior à média (20% contra a média da UE-27 que se regista nos 12%)”.
O valor médio das compras online é superior ao dobro do valor médio das compras presenciais. Este factor é facilmente compreensível quando se verifica que há muitas compras online de viagens e pacotes de férias que têm um valor unitário elevado – segundo o relatório é possível verificar que as compras online efectuadas em companhias aéreas apresentam um valor médio de 235 euros e as compras em agências de viagens apresentam um valor médio de 222 euros.
Segundo os dados apurados pela SIBS, a maioria das compras é realizada em sites estrangeiros, sobretudo no Reino Unido, Luxemburgo, EUA e Irlanda, países em que se localizam os comerciantes líderes em vendas online.
Além da aquisição de viagens e pacotes de férias já referida, também se verifica que as compras online dos portugueses incidem em produtos de cultura, como livros e música; as compras em sites de música, por exemplo, correspondem a 8.1% das transacções.
Tendências
As compras online apresentam uma tendência irreversível de crescimento a nível global. Portugal não é excepção e tem acompanhado esta tendência de forma positiva.
“A generalização do acesso à Internet em Portugal constitui um indicador revelador do potencial de crescimento das compras online, pois o desenvolvimento da tecnologia induz alterações nos padrões de vida e a modificação dos processos de compra, que gradualmente incorporam a componente online. A segurança não representa um obstáculo ao desenvolvimento do mercado doméstico já que o sistema nacional é dos mais seguros”.
As compras online “poderão crescer a um ritmo mais rápido com a adopção generalizada da tecnologia de pagamentos móveis, sector em que a SIBS tem investido para disponibilizar novas soluções à medida das necessidades”.