Quanto vale o e-commerce em Portugal?
Conheça as principais conclusões do relatório que divulga os dados reais do sector dos pagamentos
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Rita Gonçalves
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As compras online dos portugueses são ainda marginais face ao total de transacções e circunscrevem-se a um nicho da população portuguesa – apenas 1.2% do total de compras pagas com recurso a cartão bancário decorrem de compras efectuadas online, conclui o “SIBS MARKET REPORT”, um relatório que, divulga os dados reais do sector dos pagamentos, onde a SIBS tem um papel preponderante.
A 1ª edição, apresentada , é dedicada ao comércio online.
“Apesar de ser um valor reduzido, verifica-se uma evolução notória se tivermos por referência os dados de 2007 (0.7%). Em comparação com a União Europeia, também a taxa de crescimento portuguesa tem sido superior à média (20% contra a média da UE-27 que se regista nos 12%)”.
O valor médio das compras online é superior ao dobro do valor médio das compras presenciais. Este factor é facilmente compreensível quando se verifica que há muitas compras online de viagens e pacotes de férias que têm um valor unitário elevado – segundo o relatório é possível verificar que as compras online efectuadas em companhias aéreas apresentam um valor médio de 235 euros e as compras em agências de viagens apresentam um valor médio de 222 euros.
Segundo os dados apurados pela SIBS, a maioria das compras é realizada em sites estrangeiros, sobretudo no Reino Unido, Luxemburgo, EUA e Irlanda, países em que se localizam os comerciantes líderes em vendas online.
Além da aquisição de viagens e pacotes de férias já referida, também se verifica que as compras online dos portugueses incidem em produtos de cultura, como livros e música; as compras em sites de música, por exemplo, correspondem a 8.1% das transacções.
Tendências
As compras online apresentam uma tendência irreversível de crescimento a nível global. Portugal não é excepção e tem acompanhado esta tendência de forma positiva.
“A generalização do acesso à Internet em Portugal constitui um indicador revelador do potencial de crescimento das compras online, pois o desenvolvimento da tecnologia induz alterações nos padrões de vida e a modificação dos processos de compra, que gradualmente incorporam a componente online. A segurança não representa um obstáculo ao desenvolvimento do mercado doméstico já que o sistema nacional é dos mais seguros”.
As compras online “poderão crescer a um ritmo mais rápido com a adopção generalizada da tecnologia de pagamentos móveis, sector em que a SIBS tem investido para disponibilizar novas soluções à medida das necessidades”.