Distribuição vai reduzir sacos de plástico
Promover alternativas aos sacos de plástico e melhorar a pegada ecológica do sector, são alguns dos objectivos da Distribuição

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O sector da Distribuição acaba de celebrar um acordo voluntário para a redução do impacte ambiental dos sacos de plástico.
Sonae, Jerónimo Martins, Grupo Auchan, Ikea, Decathlon, DIA Portugal, Staples, Fnac, Aldi, Aki e Leroy Merlin comprometem-se a adoptar “iniciativas que contribuam para a mudança de comportamentos junto dos consumidores, um sinal claro na promoção do consumo sustentável”, revela um comunicado da APED, a associação do sector.
Promover alternativas aos sacos de plástico e melhorar a pegada ecológica do sector, são algumas das iniciativas contempladas no acordo.
O acordo voluntário enquadra-se no âmbito do Protocolo de Colaboração, celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente em Novembro de 2010, relativo à implementação do Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos.
“A APED e os seus associados pretendem assumir cada vez mais um papel activo nesta problemática e contribuir para uma utilização mais racional dos sacos, apostando na sensibilização dos consumidores para a reutilização e na disponibilização de alternativas. A título de exemplo, o Saco Verde da APED vendeu desde o lançamento mais de 10 milhões e 654 mil unidades”.