Aeroporto vende Portugal aos turistas
Um novo espaço comercial nasceu no aeroporto de Lisboa com o objectivo de divulgar marcas, produtos e experiências nacionais

Rita Gonçalves
Restaurante do Pingo Doce no Alegro Sintra é o primeiro com pagamento assistido por IA
MC lança nova ação de sensibilização para o bem-estar e saúde mental com música de Marisa Liz
Super Bock é a única marca portuguesa distinguida no ranking global WARC Effective 100
UPS inaugura novo hub em Leiria e reforça apoio às PME portuguesas
Graham’s Port lança Porto Tawny 80 Anos
Inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura prolongadas até dia 21 de abril
María Ruiz Sanguino assume direção de marketing da SCC
makro Portugal está a patrocinar o concurso Chefe do Ano 2025
Wondercom inaugura novo armazém de logística em Coimbra
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
Um novo espaço comercial nasceu no aeroporto de Lisboa com o objectivo de divulgar marcas, produtos e experiências que representem o que de melhor se faz em Portugal.
Dividida em cinco domínios – Cultura, Artesanato, Design, Moda e Sabores – a loja Portfolio terá um “papel determinante na promoção das empresas nacionais junto de quem viaja”, explica um comunicado da ANA Aeroportos de Portugal e a Áreas, promotoras do projecto.
“Consciente de que um aeroporto não é apenas um local de passagem, mas também uma valiosa oportunidade de criar e fomentar a imagem do destino onde se encontra, a ANA criou a marca Portfolio – Made of Portugal, a pensar nesta loja onde se vive e respira autenticidade, originalidade, criatividade e inovação, de que Portugal é feito”.
“Este conceito vai ao encontro da nossa estratégia comercial de desenvolvimento de conceitos únicos com ‘Sense of Place’, que contribuem para que a experiência no aeroporto seja positiva e memorável. Os aeroportos são ‘cartões-de-visita’ do nosso País, devendo alavancar a cultura e identidade nacional”, afirma Luis Rodolfo, Director de Retalho da ANA Aeroportos de Portugal.
Além dos cinco domínios, integrados na loja, existe ainda um espaço designado Portfolio Selection, composto por produtos exclusivos da marca. No balcão gourmet, podem degustar-se os sabores tradicionais de Portugal e os visitantes serão surpreendidos, aqui e ali, por diversas iniciativas ligadas à demonstração da arte e cultura portuguesas.
O projecto foi concebido e desenvolvido por empresas portuguesas. Na Portfolio, desde a arquitectura, à selecção de materiais e texturas que decoram os ambientes, tudo reflecte um ambiente genuinamente português. A madeira de pinho natural, típica da construção naval, relembra a epopeia dos Descobrimentos. O chão, em pedra calcária e basalto, é de calçada portuguesa. Os tradicionais bancos de jardim em ferro e madeira e um jardim vertical, com espécies botânicas portuguesas, trazem para o interior da Portfolio o regresso às origens, elevando Portugal ao seu património identificador”.