Comércio electrónico duplica utilizadores
Comércio electrónico em Portugal: números, regiões mais activas e perfil do consumidor
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Embora com um nível relativo de utilização mais baixo por parte da população, o comércio electrónico apresenta uma taxa de crescimento médio anual de 20% : entre 2008 e 2012 mais do que duplicou a proporção de pessoas que fazem compras online.
Os dados fazem parte do mais recente inquérito do Instituto Nacional de Estatística à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias.
A região de Lisboa apresenta uma proporção superior à referência nacional (17%), no que diz respeito ao comércio electrónico, tal como acontece com a utilização de computador e Internet, sendo seguida pela Região Autónoma dos Açores (15%) e pelas regiões do Alentejo e Região Autónoma da Madeira (14%).
A análise do INE revela ainda que a utilização das TIC encontra-se largamente difundida entre os jovens dos 10 aos 15 anos, em que 98% utilizam o computador, 95% acedem à Internet e 93% usam telemóvel.
Por idade, a utilização destas tecnologias é superior à média nacional nos grupos etários mais baixos (até aos 44 anos). No que respeita ao computador e à Internet, é sobretudo entre os 16 e 24 anos que se verifica um maior nível de utilização (97% para ambas as tecnologias); enquanto no comércio electrónico são as pessoas com idade entre 25 e 34 anos quem mais realiza encomendas pela Internet (26%).