França declara guerra à Nutella
O famoso chocolate é o mais recente alvo do senado francês na guerra contra os alimentos nocivos à saúde

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Os franceses declararam guerra à má alimentação.
Aumentaram os impostos sobre as bebidas energéticas e a cerveja. No ano passado, o alvo haviam sido os refrigerantes e agora as atenções estão centradas na Nutella. O chocolate para barrar faz parte de uma das principais sobremesas típicas de Paris: os crepes recheados com Nutella.
O senado apresentou uma medida, designada taxa Nutella, que vai encarecer este produto tão popular junto de miúdos e graúdos, revela o El Mundo. Na realidade, o que os senadores querem castigar é a utilização de óleo de palma na confecção do produto, considerado nocivo para a saúde.
Yves Daudigny, o promotor da iniciativa, explica que estas gorduras se usam de forma excessiva na restauração e na indústria agro-alimentar. “Este perigoso ingrediente é um dos componentes do chocolate mas também se utiliza na elaboração de outros produtos, como saladas e doces para crianças”.
A intenção é aumentar em 300% o actual imposto que se aplica sobre o óleo de palma. Segundo a Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, os franceses consomem demasiadas gorduras saturadas que contribuem para a obesidade e doenças cardiovasculares.
Não se trata de um castigo aos consumidores mais gulosos, garante o senado, mas sim um aviso para a indústria agro-alimentar. “É preciso substituir estes óleos por gorduras que respeitem a saúde”.
Os franceses consomem 126.000 toneladas de óleo de palma através de produtos como a Nutella.