Metade dos portugueses vai procurar saldos no Natal
O preço vai ser um factor determinante nas compras deste Natal, revelam 95% dos portugueses
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Rita Gonçalves
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Os portugueses estão pessimistas e vão gastar menos no Natal e na Passagem de Ano.
A diminuição do orçamento disponível devido à maior carga fiscal (65%), assim como o clima económico e a previsão de que este piore (65%), são as duas grandes razões apontadas, de acordo com a 15ª edição do Xmas Survey, estudo anual da Deloitte que analisa as intenções de compra dos consumidores.
Em Portugal, a percepção sobre a economia continua pessimista: 83% dos inquiridos admitem que a actual conjuntura é negativa, valor acima da média do total dos inquiridos dos 19 países inquiridos, que se situa nos 55%.
Esta estimativa reflecte também o poder de compra dos portugueses: 68% afirma que o orçamento para compras irá diminuir este ano face ao ano passado. Em relação a 2013, 55% diz que o seu poder de compra vai deteriorar-se, valor também mais elevado do que a média europeia.
O orçamento destinado a gastos no período natalício deve diminuir este ano cerca de 13,5% face ao ano passado (530 euros em 2011). Em 2012, os portugueses terão cerca de 464 euros (por lar) para gastar com grande parte destinada à compra de presentes (cerca de 233 euros), seguidos dos gastos com produtos alimentares (162 euros). Este é o primeiro ano em que os portugueses têm a expectativa de gastar menos do que os alemães, em valor absoluto, que estimam gastar 485 euros.
Preço determinante
Com menor orçamento disponível, o factor preço torna-se determinante no momento da aquisição de um produto, com 95% a considerar que não comprará um presente sem antes ter em atenção o seu valor. Esta razão poderá justificar, assim, o facto de, nas compras deste ano, 46% dos inquiridos portugueses afirmar que procurará mais produtos em saldos e 37% pretender fazer as compras em lojas consideradas mais baratas.
Apesar de, este ano, 49% dos portugueses afirmarem que vão comprar presentes para menos pessoas, as crianças terão um lugar de destaque, com mais de metade do orçamento disponível a estar cativo para a compra de presentes para os mais novos.
De forma geral, para os portugueses os presentes mais desejados em 2012 são dinheiro (58%) e livros (51%), seguidos de vestuário e calçado (44%) e de viagens (43%). Apesar disso, os portugueses confessam que, em termos de intenção de compra, os livros lideram a tabela (48%), seguidos do vestuário e calçado (36%) e dos tradicionais chocolates (31%).
A presente edição abrange 18 países europeus e África do Sul, tendo sido inquiridos um total de 18.587 consumidores, entre a segunda e terceira semana de Setembro, sobre as suas intenções e planos de gastos em presentes, alimentação e lazer.