Como a Volvo aumentou a produção de 1 para 116 chassis por dia?
Saiba como a nova fábrica da Volvo Trucks conseguiu aumentar a produção de 1 para 116 chassis por dia
Rita Gonçalves
Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus
Ferrero apresenta coleção de produtos para o Natal
Conveniência na alimentação e marcas próprias impulsionam consumo em Portugal
Enólogo Carlos Lucas e Praxis criam a primeira cerveja de Encruzado do mundo
Nacex prevê aumento de 25% da sua atividade durante a campanha de Black Friday
Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa
Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles
Pendular apresenta nova solução de e-commerce
Grupo os Mosqueteiros apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso
Jornadas FENAREG debatem a 26 e 27 de novembro os desafios e investimentos do regadio
O Kaizen Institute concluiu, recentemente, um projecto nas novas instalações da MACK, pertencente à Volvo Trucks, em Allentown, Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.
O Kaizen Institute, juntamente com a empresa de camiões, foi responsável por, em apenas cinco meses – 1 Maio a 1 de Outubro –, desenhar e montar uma solução integrada para todas as tarefas logísticas e de produção da fábrica – que se dedica à produção de chassis –, de forma a aumentar o fluxo na produção e logística interna. O principal foco foi a eliminação do desperdício e a redução da variabilidade nas operações de montagem, conseguindo, dessa forma, aumentar a produtividade.
Os princípios kaizen foram aplicados a vários níveis, desde o fluxo de entrada de materiais e armazenamento, até ao transporte para a linha e balanceamento das tarefas de montagem. No que toca ao fluxo de produção, foi feito o balanceamento da linha de montagem, assim como o desenho do bordo de linha. Na rotina diária, o Kaizen Institute instalou um sistema de indicadores para acompanhamento nas reuniões de supervisores (Kaizen diário) e, ao nível de logística interna, foram implementadas medidas relacionadas com o armazenamento, rotas de abastecimento, sincronização e desenho de armazém.
Através da introdução das ferramentas kaizen, a Volvo Trucks conseguiu alcançar resultados expressivos em termos de produtividade. A produção iniciou-se lentamente – um chassi por dia durante a primeira semana – e foi crescendo até à capacidade máxima da linha – 44 chassis por turno. Tal foi possível devido ao treino dos operadores nos standards e às constantes acções de melhoria que iam sendo implementadas de acordo com a solução idealizada. No final da implementação do projecto, a 1 de Outubro, a fábrica da Volvo produzia 116 chassis por dia.