Marcas mais satisfatórias em 30 categorias
Consumidor premeia 30 marcas de acordo com a sua satisfação. Saiba quais.
Rita Gonçalves
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
O novo projecto da ConsumerChoice revela a Lista das “Marcas Premiadas por Escolha do Consumidor”. Conheça primeiro a lista e, depois, a mecânica da selecção.
Água tónica – Schweppes
Arroz – Bom Sucesso
Bacalhau – Origens Norge
Bebidas refrescantes sem gás – Joi
Bolachas Infantis – McVities
Bolachas saudáveis – Fruit & Form McVities
Café fora do lar – Delta
Chá – Twinings
Cremes hidratantes anti-idade – I Love Me – Skin has no sex
Aparelhos de depilação – Veet Easy Wax
Detergentes de loiça para máquina – Finish Powerball
Elixir oral – Listerine
Fiambre da perna extra – Izidoro
Fornos de fácil limpeza – Teka
Gel de banho – Le Petit Marsellais
Limpeza e desinfecção sanitária – Pato Power
Produtos higiénicos de papel – Renova
Sobremesas congeladas – Cozinha Pronta
Cereais Infantis – Nestlé
Cozinha Fácil/Temperos – Knorr Sabores no Forno
Coffeeshop em casa – Dolce Gusto
Tablets Android – Samsung Galaxy Tab 2
Tintas de Interior – Dioplaste Barbot
Empresas de crédito ao consumo – Cofidis
Centros de fotodepilação – Não+Pêlo
Reparação e substituição de vidro automóvel – Glassdrive
Sites de anúncios classificados grátis – Custo Justo
Telecomunicações móveis – Optimus
Bancos – Millennium BCP
Lojas de equipamentos e acessórios de telecomunicações – Ensitel
Ginásios – Virgin
Inspirado em tendências mundiais, a ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, lançou em Portugal a iniciativa “Escolha do Consumidor”.
A ideia é aferir a marca que o consumidor mais valoriza em termos de satisfação e de que modo esta influencia a sua intenção de compra. Em todas as categorias há uma avaliação dos principais players e não apenas daqueles que se inscrevem. O projecto arrancou este ano e foram já encontradas as “escolhas do consumidor” em mais de 50 categorias.
A metodologia é completamente focada no consumidor e assenta em duas fases. No primeiro momento, os consumidores são questionados, por empresas especializadas, relativamente aos factores que privilegiam, no momento de compra, em cada uma das áreas, exceptuando sempre o preço, a marca e factores que sejam condicionadores para a necessidade da compra, por exemplo, a proximidade no caso de um super ou hipermercado.
A empresa pretende assim ir directo aos factores de satisfação e eliminar os económicos e de notoriedade das marcas. Depois, no segundo momento, e de acordo com os resultados da pré-avaliação, são definidas e aplicadas as metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, inquéritos, entre outros). O objectivo global é perceber o que o consumidor valoriza quando compra, o que o mais satisfaz e qual a sua intenção de compra face à satisfação gerada, encontrando o índice de satisfação e aceitabilidade de cada segmento.
O projecto envolveu a avaliação de mais de 200 marcas, com mais de 17 mil e 300 avaliação efectuadas por consumidores pelas mais diferentes metodologias (cliente mistério, organolépticas, home test, call center, entre outras).