Pedro Diogo Vaz, Senior Partner Superbrands
Como ser uma Superbrand
Saiba como fazer parte de um clube exclusivo que engloba as melhores 12.500 marcas do Mundo
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Entrevista a Pedro Diogo Vaz, Senior Partner Superbrands
Saiba como fazer parte de um clube exclusivo que engloba apenas 12.500 marcas
O que é uma marca Superbrand?
São marcas únicas, nas quais o consumidor confia, com as quais se identifica, que entende que satisfazem as suas necessidades e que são mais reconhecidas.
Qual é a origem do selo Superbrands?
A Superbrands surge no Reino Unido em 1995, para distinguir a excelência das marcas a actuar no mercado. Desde cedo se destacou pela sua independência e pelo valor que aportava às marcas distinguidas, tendo estendido, actualmente, a sua actuação a 89 países.
O selo atesta a qualidade ou a notoriedade das marcas?
A Superbrands, mais do que um selo, é um programa de reconhecimento da excelência de um trabalho global da marca. O selo é a parte mais visível que as marcas utilizam na sua comunicação, para evidenciar o reconhecimento de que foram alvo. Contudo, as marcas contam com uma série de outros benefícios, tais como a presença num livro de prestígio, editado anualmente, com o ‘case study’ de cada marca, e a presença no maior site internacional de marcas, um clube exclusivo que engloba apenas 12.500 marcas a nível mundial.
Quais os benefícios para consumidores, marcas e distribuidores?
Temos vindo a desenvolver vários estudos internacionais para perceber esta questão. Num estudo realizado pela Nielsen em 48 países, os resultados apontam para uma elevada valorização do Selo Superbrands pelo consumidor. De acordo com os resultados, 74% dos inquiridos afirmam como “muito provável” optarem por uma marca que ostente o selo, e 69% afirmam que recomendariam esse produto a terceiros. Este benefício torna-se assim muito funcional e com valor reconhecido pelos consumidores.
Como são eleita as super marcas?
A eleição das Superbrands é um processo transparente e independente. O apuramento das marcas, em Portugal, é feito em duas fases distintas, mas complementares. Numa primeira fase, personalidades influentes e representativas do sector classificam uma lista de cerca de 1.200 marcas com maior notoriedade a operar no mercado. Os critérios para a sua análise são: o domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação.
Na segunda fase, é desenvolvido um estudo junto do consumidor, recorrendo ao painel da Netsonda, em que os consumidores classificam espontaneamente três marcas por cada um dos seguintes atributos: marcas únicas, marcas em que mais confia, aquelas com as quais se identifica, as que satisfazem as suas necessidades e as que considera mais conhecidas.
No final, é feita uma ponderação entre a votação do Conselho Superbrands e do consumidor, da qual resulta a lista das Marcas elegíveis para aderir ao projecto Superbrands.
Quantas marcas são Superbrand?
Depois da análise ser efectuada, chegamos a mais de 15 mil referências de marcas. Entre essas, são elegíveis para aderir ao projecto as 250 mais votadas, por corresponder a um critério percentual definido pela Superbrands Internacional de exclusividade.
Como define a relação emocional entre uma Superbrand e seus consumidores?
Há uma relação de grande confiança e compreensão. As marcas que, ao longo do tempo, conseguem ser fiéis a uma promessa, acabam por estabelecer laços duradouros com os consumidores que lhes permitem uma maior margem de confiança. Essa margem é depois traduzida no dia-a-dia em práticas efectivas: numa maior predisposição para a compra, na aceitação de preços premium, na prescrição pelos consumidores, numa maior compreensão para erros e falhas, entre outras questões.
O que torna o selo credível?
Para além da sua dimensão internacional – foram já reconhecidas cerca de 12.500 Marcas Superbrands em todo o mundo – o que torna o projecto Superbrands credível como um todo é, antes de mais, a independência e rigor que é colocado no processo de apuramento.
Nos estudos, chegamos a aferir que, mesmo que os consumidores não estejam familiarizados com o projecto Superbrands, mais de 60% associam a palavra “Superbrand” a um produto ou serviço de alta qualidade.
Assim, o que o torna credível é o facto de resultar de um reconhecimento feito pelo mercado, uma “selecção natural” e não resultado de uma metodologia sujeita a quaisquer critérios comerciais.
Como pode o selo ajudar as empresas a ultrapassar a crise?
O Selo Superbrands é uma chancela de excelência. Isto quer dizer, que reconhece o trabalho consistente que tem sido feito ao longo do tempo e resulta de um reconhecimento pelo mercado; é de fora para dentro e não o inverso. Esta “selecção natural” é incorporada nesta chancela que ajuda a marca a reforçar a relação de envolvimento e a afirmar esse facto. Em tempos de maior pressão da procura, esta chancela pode fazer toda a diferença. No ponto de venda, pode ser um dos factores de decisão e o impulso de compra.