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Rita Gonçalves
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A Pepsi reformulou a Next, uma versão baixa em calorias que apresentou nos EUA no final de 2011, para relançar a bebida na Austrália, mas desta feita com stevia em lugar dos edulcorantes utilizados da versão original, que oferece menos 30% de calorias, noticia a Bloomberg.
A redução de calorias é possível graças à utilização do extracto da planta stevia, também conhecida na América do Sul como erva-doce, um adoçante natural.
A nova aposta da Pepsi vai ser “eventualmente” exportada para outros países e foi desenvolvida a pensar nos consumidores que pretendem bebidas baixas em calorias mas não apreciam o sabor das tradicionais colas de “dieta”.
Também a Coca-Cola começou este Verão a testar reduções de calorias nas marcas Sprite e Fanta, através de uma mistura de açúcar com adoçantes naturais, como a stevia.
A Coca-Cola lançou em 2008 em Atlanta uma versão da Sprite com stevia mas a bebida foi descontinuada.
O objectivo das duas maiores empresas de cola do Mundo é relançar o consumo destas bebidas nos EUA que tem vindo a sofrer quebras nos últimos anos através da oferta de fórmulas baixas em calorias, sem sacrificar o sabor.