Marcas brancas lideram linear de arroz
Conheça as marcas que mais se destacam nos lineares de arroz e massa dos super e hipermercados

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
As marcas da distribuição (MdD) detém uma quota de espaço de 22% no linear de arroz: é a única marca isolada a ocupar 1/4 do total do linear, revelam dados do serviço Precise, da Marktest.
“Na categoria arroz conclui-se que as MdD ocupam um lugar de destaque face à concorrência. Como marca isolada, tem um “share of shelf” muito superior relativamente a qualquer marca em todas as insígnias. As restantes marcas tem uma presença quase homogénea nas lojas Continente, Continente Modelo, E-Leclerc, Intermarché, Jumbo e Pão de Açúcar, sendo que a “marca” predominante nestas lojas é “Outras Marcas”, ao invés de marcas como Ceifeira, Saludães e 1º Preço. Nas insígnias Lidl, Minipreço e Pingo Doce, constata-se a ausência de algumas marcas e reforça-se o facto de a MdD deter a maior quota de espaço no linear”.
O segmento agulha, consoante a insígnia, tem um peso de 30 a 45% na categoria de arroz.
Também na categoria de massas, a MdD é predominante em todas as insígnias. A Milaneza lidera com 27% de quota de espaço de linear. As MdD e outras marcas representam, á semelhança de massas, o maior “share of space” da categoria. A Caçarola é a marca com menor presença. “Milaneza regista uma forte presença nos supermercados. A Garofalo tem uma quota de espaço de linear maior que a Nacional, para o mesmo canal. Ainda que seja a marca com menos “share of space”, a Caçarola tem uma presença homogénea nos três canais. Nos hipermercados, o crescimento de 1º preço faz com que esta “marca” se aproxime da Nacional. Pode concluir-se que, na sua globalidade, para categoria Massas, a MdD é a marca predominante em quase todas as insígnias”.
O esparguete representa um “share of shelf” de 24% na categoria de massas.
Na categoria de mercearia seca, a massa ocupa maior quota de espaço de linear (29%) do que o arroz (24%). É assim na grande maioria das insígnias, excepto no Lidl e no Pingo Doce, onde o “share of space” dos dois segmentos é muito próximo.