Mercado de São Miguel: microcomércio com regras de gestão de retalho contemporâneo, por Pedro Barbosa (Porto Business School)
O Mercado de São Miguel, no centro de Madrid, é um dos lugares mais cosmopolitas e trendy da cidade

Rita Gonçalves
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Por Pedro Barbosa, Docente da Porto Business School
O Mercado de São Miguel, no centro de Madrid, é um dos lugares mais cosmopolitas e trendy da cidade. Amado por turistas e locais, consegue juntar o melhor de todos os mundos num espaço de poucas centenas de metros quadrados: microcomércio com regras de gestão de retalho contemporâneo.
Nada acontece por acaso e a gestão integrada, com horários de abertura obrigatórios, mix comercial cuidadosamente seleccionado e até mesmo controlo da forma como os produtos são expostos, são uma parte essencial do sucesso.
Debaixo do mesmo tecto convivem micro espaços de gestão familiar e pequenos restaurantes com estrelas Michelin, num conjunto único capaz de captar gente de todos os estilos e carteiras.
O mercado constitui uma prova de que se pode construir um tenant mix de operadores diferentes entre si, desde que saibam manter coerência nos cuidados, na apresentação, no tratamento e que tudo o resto (limpeza, aromas, temperatura, segurança…) esteja assegurado.
A cidade de Madrid investiu 4 milhões de euros a renovar o espaço, mas valeu a pena. A isto chama-se investimento, e não custo. Há uma enorme diferença entre ambos e na gestão de gastos públicos dever-se-ia aprender, mais do que em qualquer outro negócio, com estes bons exemplos.