Paladin: a crise não bate à porta da mostarda portuguesa
A marca de mostarda nasceu há 37 anos e desde então tem vindo a ganhar adeptos dentro e fora de portas

Rita Gonçalves
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A Paladin é a marca da Mendes Gonçalves (MG), fabricante nacional de molhos e temperos, que melhor tem sabido contornar a crise.
A mostarda que conheceu a luz do Sol há 37 anos entrou recentemente na McDonald’s para enriquecer o sabor da McBifana e têm revelado um percurso de crescimento nos mercados internacionais, sublinha em entrevista ao Hipersuper, Carlos Gonçalves, administrador da empresa da Golegã.
O desempenho da marca de mostarda, mas também dos outros produtos comercializados pela empresa, como o vinagre, a maionese e o ketchup, vão permitir à MG aumentar em 2012 o volume de negócios na “ordem dos dois dígitos, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos”.
O segredo do sucesso da empresa localizada na cidade dos cavalos é a aposta em inovação e desenvolvimento. “Continuamos a apostar e investir forte em I&D e em produzir com qualidade para sermos competitivos. Mostrando, assim, que em Portugal se faz igual e muitas vezes melhor em relação aos produtos que importamos. Além disso, também estamos a apostar fortemente na política de expansão da empresa para mercados externos como forma de diminuir a dependência do mercado nacional”.
Apesar do bom desempenho da MG, a crise tem deixado mossas. “Temos tido maiores dificuldades nas cobranças, o que nos causa um grande transtorno de tesouraria. Também, como é evidente, sente-se uma retracção do consumo. Este factor tem-nos obrigado a procurar no mercado nacional novos canais de escoamento para a nossa produção. É disso exemplo a parceria recente com a McDonald’s”.