1 milhão de portugueses acede à Net via telemóvel
Cerca de 1 milhão de portugueses acede à internet através de um telemóvel e a maioria fá-lo várias vezes por dia, segundo o estudo europeu Mediascope

Rita Gonçalves
Portugal presente na ProWein com 250 expositores em 2.700 m²
Adega de Monção conquista Ouro e Prata nos Prémios Mundus Vini 2025
Action abre novas lojas em Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo
A Padaria Portuguesa expande presença com três novas lojas
Compal Origens lança o novo sabor Goiaba Rosa do Brasil
Adega Mayor lança edição especial de rótulos personalizados para o Dia do Pai
Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto: equilíbrio entre o passado e o presente
Novo Impossible Coffee homenageia coragem de doze mulheres angolanas que se uniram para manter viva a produção de café
Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE
Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto
Cerca de 1 milhão de portugueses acede à internet através de um telemóvel (11% dos utilizadores portugueses) e a maioria (75%) fá-lo várias vezes por dia, conclui o estudo Mediascope Europe/ACEPI 2012 sobre os hábitos de consumo online na Europa.
Um total de 59% da população total de Portugal já está ligada à Internet, o que representa um crescimento de 14% nos últimos dois anos.
Entre os 5.1 milhões dos utilizadores portugueses de internet, a maioria (57%) elege o computador como o meio mais popular de acesso à web (51% desktop em casa e 79% laptop).
O estudo revela ainda que os portugueses lideram o ranking da utilização das redes sociais, quer para fins profissionais, quer pessoais, na Europa (95% Portugal; 81% Europa; 87% CEE).
Também lideram a utilização do e-mail (+ 17% que em 2010) e de sms na Europa: 100% dos utilizadores portugueses de internet revelam que utilizam este método para comunicar (Europa 95% e CEE 93%), e 83% afirmam que recorrem aos sms como forma privilegiada de comunicação(Europa 73% e CEE 79%).
Mais números:
- Os utilizadores portugueses revelaram que estão online 13.2h/semana (Europa 14.8 h/semana e na CEE 16.1 h/semana)
- 50% dos utilizadores portugueses de internet que foram inquiridos afirmaram estar online durante o período do prime-time televisivo
- Desde 2010 o número de utilizadores portugueses que ouve rádio online cresceu 42%
- 47% dos utilizadores portugueses (48% Europa e 44% CEE) está ao online ao mesmo tempo que vê televisão, um aumento de 47% desde 2010
- Número de utilizadores portugueses que vê televisão online situa-se nos 62% (Europa 67% e CEE 73%), e 86% (Europa 91% e CEE 96%) lê as notícias online
Ficha Técnica:
Estudo abrangeu este ano 28 mercados europeus (Europa Central e Oriental: Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia e Ucrânia; Europa do Norte: Noruega Suécia, Dinamarca e Finlândia; Europa do Sul: Espanha, Itália, Portugal e Grécia; Europa Ocidental: Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Holanda, Áustria e Irlanda), e um trabalho de pesquisa baseado em 50.000 entrevistas que se realizaram em Fevereiro passado.