Festivaleiros recordam 6 em cada 10 marcas
Os fãs de música consideram que as marcas melhoraram a experiência dos festivais, segundo um estudo realizado a nível internacional pela HavasEntertainment
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Rita Gonçalves
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Os fãs de música consideram que as marcas melhoram a experiência dos festivais, segundo um estudo realizado a nível internacional pela HavasEntertainment.
A pesquisa revela que 65% dos participantes em festivais considera que “as marcas melhoram a experiência do festival”. Um total de 60% interage com duas ou mais marcas nos festivais e 85% gosta das activações de marca que experienciou.
A visibilidade dos patrocinadores é elevada entre os visitantes dos festivais, de acordo com esta pesquisa: os fãs recordam 6 em cada 10 marcas.
Além disso, 36% dos inquiridos defende que ‘a probabilidade de comprarem um produto de um patrocinador é maior’ depois de passarem pela activação no festival.
FreddaHurwitz, Global VP StrategicPlanning, Marketing & Communications, Havas Sports & Entertainment, sublinhou que “esta pesquisa contribui para acabar com a ideia de que os festivais de música são um terreno perigoso para os patrocinadores e sugere que as marcas são um elemento positivo em toda a experiência do festival, desde que desenvolva activações que tragam um valor acrescentado”.
“A melhor estratégia para as marcas que queiram patrocinar um festival é criar experiências excitantes e imprevisíveis para os fãs, que tenham o factor ‘uau’. Acções que se limitem a sampling e sinalização não irão chamar a atenção dos fãs”.
É ainda “importante que os patrocinadores integrem os social media nas activações. Descobrimos que os fãs dos festivais passam em média mais 220% de tempo online do que o consumidor médio a nível global”.
Perfil dos festivaleiros na Europa
- A população dos festivais é composta por 54% de mulheres
- Os festivais são frequentados por adultos jovens: 9 em cada 10 fãs têm menos de 35 anos, sendo que 63,7% têm entre 17 e 26 anos e a idade média é 24 anos e 9 meses.
- Situação profissional: 46% estão empregados e 32% são estudantes universitários
- Têm tanto tempo de lazer como aqueles que não vão a festivais (53% dos fãs de festivais e a população em geral têm entre 1 a 3 horas por dias de tempo de lazer)
- A probabilidade de os fãs de festivais participarem em actividades culturais é duas vezes maior do que aquela dos que não vão a festivais
- A probabilidade de serem os primeiros a saber sobre novos produtos e tendências é duas vezes maior
- Expressam as suas preferências: 71,9% recomenda produtos e serviços aos amigos
- A razão principal apontada para irem a festivais é passar tempo com os amigos e a segunda é o programa musical
- Dedicação à música – de acordo com o estudo, 51,2% dos inquiridos vai a pelo menos quatro eventos de música por ano. Além disso, 92% daqueles que participam pela primeira vez e 95% dos que já participaram, planeiam voltar no próximo ano.