Embalagens fidelizam clientes virtuais
A fidelização não acontece única e exclusivamente pela qualidade do produto. A embalagem pode ter um papel fundamental na fidelização de shopper e consumidor.

Victor Jorge
Pinhais e Nuri celebram a tradição com novas edições limitadas de “Caldeirada”
Javier López é o novo CEO da Decathlon
Novo software da Bosch promete criar fábricas até 25% mais produtivas
Portugal Fresh levou cinco empresas portuguesas à Fruit Attraction São Paulo
Ana Gomes é a nova diretora de Research da Cushman & Wakefield
‘Os agricultores são ambientalistas’ será tema de um seminário em Braga
Estão abertas as candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal
Gelado vegan que combate o desperdício: Auchan dá nova vida a bananas maduras
Cristina Moreira dos Santos reeleita presidente da APCC
OpEX Portugal Summit vai debater a excelência operacional nas empresas
A fidelização do consumidor assume, desde há muito, uma importância fundamental para qualquer marca, companhia ou negócio. Contudo, essa fidelização, revela agora a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), não se restringe apenas ao momento da finalização da compram, salientando que essa mesma fidelização abrange, inclusive, “o momento em que o consumidor recebe o produto em casa”. Ou seja, “a espera pelo produto adquirido gera ansiedade e expectativa, sentimentos que são ainda mais intensificados pelo tempo de espera do mesmo, que na maioria das vezes, é demorado”, diz o estudo.
Assim, o momento em que o shopper tem em mãos o produto/embalagem é “crucial”, acrescentando os responsáveis pelo estudo da ABRE que “é justamente nesta hora que o shopper irá avaliar o conjunto e chegará às suas conclusões relativamente à qualidade geral da loja onde comprou o produto”.
O estudo da ABRE deu, de resto, enfoque, à relação do consumidor com a embalagem. O resultado expôs que para o consumidor, a embalagem e o produto equivalem à mesma coisa, ou seja, não há uma dissociação. “A embalagem, portanto, reflecte a percepção do consumidor com relação ao produto, sendo que se bem trabalhado, os itens e a marca poderão ser optimizados”, conclui o estudo.
Assim, a ABRE destaca que os seguintes factores:
• o uso correcto da embalagem faz com que as micro e pequenas empresas aumentem a sua competitividade;
• pesquisas provam que o design diferenciado é um factor determinante para a compra de produtos;
• 75% das empresas que investiram no design das embalagens conseguiram aumentar as vendas de modo significante;
• 41% dessas empresas reduziram drasticamente os custos, sendo que algumas alegam um aumento de 100% nos lucros após a reformulação das embalagens.
Assim, a sugestão do estudo é que as empresas seduzam o consumidor/shopper tanto pela forma como pelas texturas e cores, pois a embalagem com design exclusivo é vista como uma demonstração de carinho pela marca e apreço pelo consumidor.