Católica Porto reduz desperdícios em culturas tropicais
O projecto visa ajudar pequenos agricultores a encontrar soluções que reduzam o desperdício de perdas pós-colheita de mandioca e inhame

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto recebeu financiamento europeu para desenvolver, durante três anos, uma investigação que visa incrementar a eficiência da produção de mandioca e inhame.
Os alimentos são vitais para mais de 700 milhões de habitantes dos países em desenvolvimento, incluindo alguns de expressão lusófona.
A instituição lidera o projecto “Gratitude – Gains from Losses” a nível nacional, sendo responsável pela investigação na área da segurança e qualidade alimentar e intervindo igualmente ao nível da criação de novos ingredientes a partir da casca da mandioca e outros resíduos.
As culturas de mandioca e inhame apresentam elevada percentagem de perdas durante a produção: cerca de 30% e 60 %, respectivamente. O projecto visa, sobretudo, ajudar pequenos agricultores e pequenas e médias empresas a encontrar soluções que reduzam o desperdício de perdas pós-colheita destas raízes e tubérculos e tornar algo normalmente rejeitado em produtos com valor acrescentado.