Negócio ibérico da Makro com sede única em Madrid
Os escritórios centrais e as equipas de gestão de Portugal e Espanha são integradas numa sede única, localizada em Madrid

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O grupo Metro, da qual a Makro Portugal faz parte, anunciou hoje uma nova estrutura organizacional para o negócio ibérico da empresa grossista.
Os escritórios centrais e as equipas de gestão são integradas numa sede única, localizada em Madrid.
O actual director-geral da Makro Espanha, José Maria Cervera, assume a direcção-geral de ambos os países. A sua responsabilidade é “melhorar a competitividade e tirar partido das sinergias existentes entre os negócios dos dois dois países”.
O novo modelo operacional, testado com sucesso em Espanha, será exportado para a Makro Portugal que apresentou resultados “abaixo das expectativas” nos últimos anos.
Em Março, a empresa grossista iniciou um processo de reestruturação. O convite a todos os colaboradores para a rescisão voluntária dos contratos de trabalho por acordo mútuo e redução da carga horária para metade, deu frutos. “Este processo permitiu à Makro Portugal realizar a adequação dos seus quadros de pessoal nas lojas à realidade actual”. Um total de 209 colaboradores abandonaram a empresa com esta iniciativa.
“A necessidade de melhorar a competitividade, o potencial existente de sinergias entre os dois países, a introdução de um novo modelo operacional para o negócio já testado em Espanha com grande sucesso, em conjunto com o processo de redução de custos assente na diminuição de custos de pessoal nas áreas administrativas, conduziram à decisão de integrar as sedes de ambos os países numa única sediada em Madrid.
Apesar desta medida, será mantido em Portugal um escritório central em Lisboa, “para assegurar que a oferta de um sortido de artigos de acordo com as necessidades específicas do País”.