Douro e Porto em destaque na Prowein
Os produtores de vinhos do Douro e Porto decidiram arriscar e contrariar a actual crise, investindo forte na presença numa das maiores feiras de vinho do mundo, a ProWein.

Victor Jorge
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
“O balanço não podia ser mais positivo”. É assim que Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), destaca a participação dos vinhos do Douro e Porto na Prowein, a maior feira internacional de vinhos para profissionais, realizada em Düsseldorf, na Alemanha.
“Os produtores da Região Demarcada do Douro representados estão a ser muito solicitados pelos empresários internacionais do sector, designadamente do continente asiático e americano, e, por isso, não só as expectativas relativamente às repercussões da presença nesta feira estão elevadas como também se estão a concretizar muitos negócios”, acrescenta.
A importância da presença num dos maiores certames internacionais de vinhos e bebidas espirituosas para a Região Demarcada do Douro é notória, com o espaço ocupado pelo IVDP a aumentar para 300 metros quadrados, mais 100 que na edição de 2010, destacando-se o interesse dos responsáveis em aumentar nas próximas edições.
Aliás, a presença dos vinhos portugueses ocupa mais de 1.000 metros quadrados, sendo o quinto maior espaço da Prowein, relevando, de facto, o investimento que o sector está a fazer nas exportações.
O IVDP fez-se representar, nos três dias da feira, por 47 produtores da Região Demarcada do Douro que, diariamente, organizaram provas comentadas para profissionais e contactaram com o público especializado que procura a feira para consolidar negócios ou iniciar outros.
“Os vinhos do Douro e Porto arriscaram contrariar o contexto económico e, enquanto responsável pelo IVDP, posso arriscar dizer que valeu a pena. A área do IVDP tem tido um grande movimento e as informações que recebo dos produtores não poderiam ser mais positivas, com Canadá e EUA a marcarem uma posição muito forte na procura dos nossos vinhos, mas também países do Norte e do Leste da Europa a quererem dinamizar a comercialização dos mesmos. Nos frequentes contactos que tenho tido com as empresas tem sido transmitida a enorme satisfação quanto à participação e destacada a forte concretização de negócios”, sublinha ainda Manuel Cabral.
De referir que a participação na Prowein é um dos investimentos maiores do IVDP em termos de promoção internacional e tem como grande objectivo criar condições para que todos os agentes económicos façam negócios e potenciem a sua componente exportadora, além, claro está, de criar notoriedade para a Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos.