Douro e Porto em destaque na Prowein
Os produtores de vinhos do Douro e Porto decidiram arriscar e contrariar a actual crise, investindo forte na presença numa das maiores feiras de vinho do mundo, a ProWein.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
“O balanço não podia ser mais positivo”. É assim que Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), destaca a participação dos vinhos do Douro e Porto na Prowein, a maior feira internacional de vinhos para profissionais, realizada em Düsseldorf, na Alemanha.
“Os produtores da Região Demarcada do Douro representados estão a ser muito solicitados pelos empresários internacionais do sector, designadamente do continente asiático e americano, e, por isso, não só as expectativas relativamente às repercussões da presença nesta feira estão elevadas como também se estão a concretizar muitos negócios”, acrescenta.
A importância da presença num dos maiores certames internacionais de vinhos e bebidas espirituosas para a Região Demarcada do Douro é notória, com o espaço ocupado pelo IVDP a aumentar para 300 metros quadrados, mais 100 que na edição de 2010, destacando-se o interesse dos responsáveis em aumentar nas próximas edições.
Aliás, a presença dos vinhos portugueses ocupa mais de 1.000 metros quadrados, sendo o quinto maior espaço da Prowein, relevando, de facto, o investimento que o sector está a fazer nas exportações.
O IVDP fez-se representar, nos três dias da feira, por 47 produtores da Região Demarcada do Douro que, diariamente, organizaram provas comentadas para profissionais e contactaram com o público especializado que procura a feira para consolidar negócios ou iniciar outros.
“Os vinhos do Douro e Porto arriscaram contrariar o contexto económico e, enquanto responsável pelo IVDP, posso arriscar dizer que valeu a pena. A área do IVDP tem tido um grande movimento e as informações que recebo dos produtores não poderiam ser mais positivas, com Canadá e EUA a marcarem uma posição muito forte na procura dos nossos vinhos, mas também países do Norte e do Leste da Europa a quererem dinamizar a comercialização dos mesmos. Nos frequentes contactos que tenho tido com as empresas tem sido transmitida a enorme satisfação quanto à participação e destacada a forte concretização de negócios”, sublinha ainda Manuel Cabral.
De referir que a participação na Prowein é um dos investimentos maiores do IVDP em termos de promoção internacional e tem como grande objectivo criar condições para que todos os agentes económicos façam negócios e potenciem a sua componente exportadora, além, claro está, de criar notoriedade para a Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos.