Alemanha, Suiça e EUA: verdes apostam tudo na exportação
“Face à conjuntura económico-financeira, os produtores que quiserem crescer só tem uma alternativa: exportar”, sublinha o presidente da CVRVV

Rita Gonçalves
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
É um número recorde. Os produtores de Vinho Verde que vão marcar presença nas acções de promoção na Alemanha e na Suíça constituem as duas maiores comitivas de sempre.
Na PROWEIN, maior feira mundial de vinhos, que tem lugar em Dusseldorf, entre 4 a 6 de Março, vão participar 18 produtores, em representação de 87 marcas.
Já em Zurique são 16 os viticultores e 70 as marcas que, a 7 de Março, se vão apresentar a sommeliers, importadores, distribuidores e restaurantes.
“Face da conjuntura económico-financeira que se vive em Portugal, os produtores que quiserem crescer só tem uma alternativa: exportar”, sublinha Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
As acções na Alemanha e na Suíça fazem parte do plano de promoção para 2012, ano em que a CVRVV conta investir o maior orçamento de sempre com vista ao reforço da internacionalização dos Vinhos Verdes: 3,4 milhões de euros.
As presenças na PROWEIN e na prova em Zurique marcam, assim, o arranque da campanha promocional além-fronteiras, em dois mercados que representam o segundo e sétimo destinos de exportação de Vinho Verde, respectivamente.
Mercados maduros
“A Comissão vai fazer um grande esforço de promoção em 2012, não em novos mercados, mas naqueles em que já se vende bem Vinho Verde”, revela Manuel Pinheiro, acrescentando que países como a Alemanha, maior consumidor europeu de Vinho Verde, e a Suíça “são absolutamente fundamentais para a estratégia de crescimento das exportações” prevista para este ano.
Dos 3,4 milhões de euros de orçamento definidos para 2012, o maior de todas as regiões demarcadas do país, mais de 300 mil euros vão ser investidos na Alemanha, o que representa nove por cento do esforço de promoção nos mercados internacionais.
Com 283 mil euros, a Suíça é o sexto país mundial com maior investimento promocional. Os EUA, principal consumidor mundial de Vinho Verde, vão receber a maior fatia: quase 800 mil euros, ou seja, 22 por cento do orçamento global.