On The Go Shop da Renova estreia-se em Lisboa
À semelhança do que a Tesco fez na Coreia do Sul, a portuguesa Renova decidiu abrir um novo canal de venda para o shopper. Trata-se de uma loja virtual – On The Go – e o segredo está nos QR Codes. Basta ter um smartphone e começar a comprar.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Renova iniciou uma nova forma de comercialização dos seus produtos, com a implementação de uma loja virtual – On The Go Shop – que permite aos utilizadores da rede de metro a encomenda de produtos exclusivos da marca à distância de um clique. A compra pode ser efectuada de forma simples, a partir da leitura com o smartphone de um código QR (acrónimo do inglês Quick Response) disponível junto de cada produto impresso num gigantesco painel colorido, simulando as prateleiras de um supermercado.
Esta ideia inovadora estreou-se em Portugal no dia 4 de Fevereiro, na estação da Trindade (Porto), alargando-se ao metropolitano de Lisboa, na estação do Marquês de Pombal, a partir da próxima Quarta-feira, dia 15 de Fevereiro.
Através da leitura do QR Code é possível passar a receber comodamente em casa, papel higiénico ou rolos de cozinha encomendado no compasso de espera diário no metro – na ida para o emprego ou regresso a casa.
As entregas são efectuadas em 48 horas após a compra, sem custo de envio para Portugal Continental, a partir de uma compra mínima.
Para quem não possui telemóvel com acesso à internet, a Renova divulga no espaço o sitio internet onde os produtos da loja virtual podem ser adquiridos: www.renova.pt/shop
O exemplo da Tesco
A Tesco com a sua “loja” na Coreia do Sul é um dos exemplos mais destacados na utilização de QR Codes. Querendo expandir o seu negócio no país, o retalhista britânico deparou-se com o problema da população sul-coreana trabalhar muitas horas e não ter disponibilidade para ir às compras (segundo um estudo da Tesco, os coreanos são os segundos que mais trabalham no mundo).
Assim, em vez de levar o consumidor à loja, levou a loja ao consumidor e colocou painéis digitais semelhantes aos lineares de uma loja nas estações de metro com a mesma oferta de produtos das suas lojas Home Plus. Junto do produto, encontra-se um QR-Code, precisando o consumidor somente de fazer o scan ao código com o seu telemóvel enquanto espera pelo metro para horas mais tarde ver chegar as compras a casa.