PepsiCo anuncia lucros e cortes
Os resultados no final do exercício de 2011 não foram suficientes para travar o plano de produtividade da PepsiCo. Assim, no dia em que são anunciados aumentos de 2% nos lucros e de 15% nas vendas, a companhia norte-americana fez saber que irá cortar 8.700 postos de trabalho em todo o mundo.
Victor Jorge
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No dia em que anunciou que os lucros de 2011 aumentaram 2% face ao ano anterior, totalizando 6,443 mil milhões de dólares (cerca de 4,9 mil milhões de euros), a PepsiCo comunicou um plano de melhoria da produtividade que implica o despedimento de 8.700 funcionários em todo o mundo, representando cerca de 3% de toda a força laboral da companhia.
Já quanto ao volume de negócios, a companhia norte-americana chegou aos 66,5 mil milhões de euros (cerca de 50 mil milhões de euros), correspondendo a uma subida de 15% face ao exercício de 2010, enquanto resultado operativo indica um crescimento de 16% para 9,6 mil milhões de dólares 8cerca de 7,2 mil milhões de euros).
No último trimestre do exercício, a PepsiCo viu os lucros aumentarem em 4% para 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros), para um volume de negócio que registou uma evolução de 11% para os 20,2 mil milhões de dólares (cerca de 15,3 mil milhões de euros).
No que diz respeito ao plano de melhoria de produtividade – que pressupõe a supressão de 8.700 postos de trabalho – a companhia norte-americana espera poder vir a poupar 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros) até 2014.
Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, destaca, em comunicado, que a companhia “continuou a estimular uma forte procura dos consumidores pelos seus produtos”, salientando ainda que o programa de produtividade e preços “compensaram parcialmente a inflação num ano caracterizado por uma conjuntura económica complicada e por muita turbulência política”.
De referir que em Espanha e Portugal a PepsiCo opera através da PepsiCo Ibéria com uma equipa de aproximadamente 5.000 pessoas, agrupando-se nas divisões de negócio: PepsiCo Foods Iberia e PepsiCo Bebidas Ibéria, detendo oito centros de produção.
A PepsiCo Foods Iberia produz e comercializa batatas fritas, snacks de batata e cereais, frutos secos, produtos de bolaria, cremes vegetais e sumos sob marcas como Lay’s, Matutano, Cheetos, Ruffles, Doritos, Sunbites, Chipicao, Alvalle e Tropicana Pure Premium. Os centros de produção estão localizados em Burgos, Murcia, Lobón (Badajoz) e Carregado (Portugal).
Já a PepsiCo Bebidas Iberia fabrica e comercializa refrescos carbonatados, refrescos sem gás, bebidas isotónicas, energéticas e sumos. Entre as marcas maios representativas da companhia estão Pepsi, Kas, Seven Up, Bitter Kas, On Limit, Radical Fruit Company, Tropicana, Gatorade, Lipton Ice Tea, Kasfruit e Aquafina. Os centros de produção ficam todos localizados do lado de lá da fronteira, ou seja, Sevilla, Echavarri (Navarra), Tafalla (Navarra) e Maiorca.