E-commerce representa 40% do negócio da Adicional Logistics
A empresa estima que em dois anos o e-commerce represente 45% do volume de negócios
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O preço e a comodidade são os factores responsáveis pela crescente adesão ao comércio electrónico, segundo Marta Soares, directora de marketing da Adicional Logistics.
“Sobretudo nos segmentos mais jovens, nativos das novas tecnologias”. A crise económica europeia vai impedir crescimentos “exponenciais”, prevê Marta Soares, pelo que o sector manterá as taxas de crescimento actuais”.
Os serviços do operador de logística e distribuição são desenhados para gerar níveis de satisfação elevados. “Os consumidores online são muito exigentes, regra geral “heavy-users” de tecnologia, e pouco tolerantes a problemas que possam surgir com a compra. A logística é responsável, em grande parte, pela percepção de qualidade do produto vendido e pelo grau de satisfação com o processo de compra, que determina novas repetições. A nossa orientação estratégica é no sentido da maximização do número de entregas com êxito”.
A empresa defende a intervenção do operador de logística e distribuição na fase de construção do site. “Quanto mais completa é a recolha de dados necessários à entrega, com sistema de correcção de moradas e alertas de erro, mais eficiente e rápida será a entrega. Por isso, queremos estar com os clientes no desenvolvimento das suas plataformas. Actualmente, os serviços da maioria clientes [Lanidor, Smartbox e Dolce Gusto, entre outros] são integrados no nosso sistema informático, permitindo receber os ficheiros de entrega às 10 horas da noite e no dia seguinte de manhã o comprador receber o produto”.
A empresa especializou-se na “distribuição personalizada, com uma logística muito especializada” que integra várias fases de cadeia de valor: “a jusante a televenda de produtos (com distribuição associada) e a montante a logística e distribuição de trademarketing”. Como a distribuição domiciliária tem alguns obstáculos, conta com uma rede de distribuição ibérica “de grande dimensão e capilaridade com centros de distribuição em várias cidades, distribuidores exclusivos e duas plataformas logísticas, em Lisboa e Madrid”.
Em 2010, a Adicional Logistics entregou em Portugal cerca de um milhão de encomendas feitas online, o que representa cerca de 40% do volume total. “Em 2012, queremos continuar a crescer sustentadamente. Isto passa por fortalecer e consolidar os negócios actuais, nomeadamente o aumento da massa crítica em Espanha, com a parceria operacional com a Redyser, e eventuais novas aquisições/fusões”. A empresa estima que em dois anos o e-commerce represente 45% do volume de negócios, actualmente vale cerca de 40%.
O objectivo é atingir em 2012 uma quota de mercado no sector de correio expresso de 9,1%, o que significa movimentar 30.000 envios/dia na Península Ibérica.