STABILO reduz em 30% consumo de energia
A marca de instrumentos de escrita STABILO reduziu em 30% o consumo de energia e aumentou na mesma proporção a reciclagem de lixos residuais

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Desde de que começou a implementar medidas amigas do ambiente nas suas fábricas, a marca de instrumentos de escrita STABILO reduziu em 30% o consumo de energia e aumentou na mesma proporção a reciclagem de lixos residuais.
Além disso, a multinacional de origem alemã poupou 4.720.000 litros de água potável e aumentou em 2% o consumo de madeiras certificadas.
Em 1998, a STABILO obteve a Certificação FSC (Forest Stewardship Council), que garante a utilização de matéria-prima proveniente de florestas ecológicas e ambientalmente sustentáveis.
A marca “contribui para a protecção de reservatórios de água, da erosão dos solos, de animais e plantas em vias de extinção, na medida em que toda a cadeia de abastecimento, desde as florestas até às fábricas, é certificada pela FSC”, sublinha um comunicado da empresa.
Quanto aos produtos que comercializa, as tintas e os solventes, por exemplo, são à base de água, não contêm substâncias químicas perigosas, e os lápis, esses, dispensam chumbo, contém apenas grafite e argila.
As preocupações ambientais estendem-se ainda à reciclagem de componentes, como os pigmentos líquidos e resíduos de cor, e à reutilização de materiais, como o plástico que é reintroduzido na linha de produção para o fabrico de novos instrumentos de escrita.
Também as embalagens dos produtos são construídas com materiais reutilizáveis e podem ser utilizados como expositor de produto no ponto de venda, entre outras aplicações. Nos blisters utilizados no canal moderno (supermercados e hipermercados) a STABILO não utiliza PVC mas sim PET.