SAP reforça soluções para retalho e logística
A SAP deu mais um passo na geração de solução para o mercado do retalho e logística com a aquisição da SAF.

Victor Jorge
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
António Campos: “Vemos o futuro com muita expetativa e ambição”
Head & Shoulders apresenta nova fórmula 2X Protect
Entrou em operação a central fotovoltaica da loja do Pingo Doce de Castelo Branco
A SAP anunciou a compra da SAF (Simulation, Analysis and Forecasting), uma empresa no mercado global de soluções de automatização e planeamento de encomendas e gestão de compras, numa estratégia de inovação para o sector do retalho.
Com esta aquisição, uma nova geração de soluções SAP Forecasting and Replenishment permitirá aos retalhistas, não só reduzir de forma significativa os riscos com as oscilações na procura e na oferta, como conjugar melhor a disponibilização de produtos nas prateleiras com a segmentação de clientes.
A parceria já existente entre as duas empresas permitirá a rápida integração do portfolio da SAF nas soluções da SAP, reforçando a capacidade dos retalhistas e respectivas redes logísticas para operar de forma sincronizada em tempo real, em função da procura.
“A escala e a velocidade a que se opera no retalho hoje em dia impõe a necessidade de melhorar a capacidade de previsão da procura, dia-a-dia, categoria-a-categoria, prateleira-a-prateleira”, refere Ilda Freitas, Business Developer da SAP para as soluções de retalho. “Ter nas prateleiras o que os clientes procuram, minimizando os stocks ao longo da cadeia logística e mantendo espaço de manobra com o mínimo de recursos é um desafio que requer ferramentas e sistemas mais inteligentes e sofisticados”, salienta a responsável.
Neste contexto, as empresas poderão beneficiar da integração do conhecimento e competências da SAF em previsão para retalho, com os standards e a capacidade de implementação e suporte à escala global da SAP, numa nova geração de soluções para o retalho que não só beneficiará de melhores previsões da procura para optimizar o fluxo de produtos na sua cadeia de fornecimento, como poderá beneficiar de inovações na capacidade de tratamento de dados em tempo real, com tecnologia “in memory”, e de soluções avançadas de mobilidade.
Em simultâneo com o anúncio da aquisição, a SAP comunicou que a nova versão do SAP Forecasting and Replenishment ficará disponível no mercado no segundo trimestre deste ano.
Nesta nova versão o foco de inovação estará na capacidade de integrar funcionalidades e de realizar previsões de vendas e de compras para acelerar e estreitar o fluxo de produtos vindos dos fornecedores e dos centros de distribuição. Esta nova versão permitirá aos clientes SAP terão abastecimento às lojas totalmente automatizado para optimizar a disponibilidade dos produtos na loja e nos centros de distribuição; algoritmos sofisticados e robustos para cálculos que envolvem grandes volumes de informação; transparência ao longo de todas as etapas do processo de abastecimento das lojas; bem como mais opções de implementação com conexão standard com SAP e interfaces “abertos”.
“Operar uma rede logística em função da procura é um desafio exigente que requer um elevado nível de integração e coordenação”, diz Ilda Freitas SAP.E conclui, referindo que “esta aquisição procura dar aos retalhistas melhores ferramentas para trabalhar este aspecto crítico, no contexto de processos e sistemas SAP que tem provas dadas como uma das melhores e mais abrangentes soluções para gerir stocks e manter os consumidores satisfeitos”.