Bruxelas abre investigação contra Samsung
Depois de ter movido diversos processos contra a Apple por quebra das suas patentes, a Samsung vê-se agora a ser alvo de uma investigação da Comissão Europeia que acusa o fabricante coreano de utilizar um tipo especial de patentes.

Victor Jorge
Lidl Portugal inaugura o Lidlab, o primeiro Centro de Inovação e Cooperação do retalhista a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
A Comissão Europeia (CE) abriu uma investigação contra a Samsung, acusando o fabricante coreano de utilizar um tipo especial de patentes, prejudicando, assim, o mercado de smartphones e tablets.
As tecnologias, conhecidas como standards-essential, cobrem padrões fundamentais da indústria de tecnologia, como o 3G e o Wi-Fi. De acordo com um consenso mundial a respeito do registo de propriedade intelectual, esse padrões precisam ser licenciados sob uma base “legal, razoável e não discriminatória” – o chamado princípio Frand, que garante a viabilidade de uso por todas as empresas do sector.
Comissão Europeia afirma, em nota, que irá apurar “se a Samsung utilizou de maneira abusiva os direitos de patentes do padrão standards-essential, trazendo danos à competitividade do mercado de dispositivos móveis na Europa, usando brechas na legislação antitrust da União Europeia”.
De referir que a Samsung moveu diversos processos contra a Apple por quebra das suas patentes em diversos tribunais do mundo, inclusivamente na Alemanha e Holanda, pedindo, nalguns países a retirada do iPhone e do iPad dos mercados.
Em consequência a Comissão Europeia esclareceu que a acção aberta esta semana será prioridade e “não deve prejudicar outras investigações paralelas”. Os smartphones e tablets da Samsung são equipados com o sistema operacional Android, do Google.