Bruxelas abre investigação contra Samsung
Depois de ter movido diversos processos contra a Apple por quebra das suas patentes, a Samsung vê-se agora a ser alvo de uma investigação da Comissão Europeia que acusa o fabricante coreano de utilizar um tipo especial de patentes.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Comissão Europeia (CE) abriu uma investigação contra a Samsung, acusando o fabricante coreano de utilizar um tipo especial de patentes, prejudicando, assim, o mercado de smartphones e tablets.
As tecnologias, conhecidas como standards-essential, cobrem padrões fundamentais da indústria de tecnologia, como o 3G e o Wi-Fi. De acordo com um consenso mundial a respeito do registo de propriedade intelectual, esse padrões precisam ser licenciados sob uma base “legal, razoável e não discriminatória” – o chamado princípio Frand, que garante a viabilidade de uso por todas as empresas do sector.
Comissão Europeia afirma, em nota, que irá apurar “se a Samsung utilizou de maneira abusiva os direitos de patentes do padrão standards-essential, trazendo danos à competitividade do mercado de dispositivos móveis na Europa, usando brechas na legislação antitrust da União Europeia”.
De referir que a Samsung moveu diversos processos contra a Apple por quebra das suas patentes em diversos tribunais do mundo, inclusivamente na Alemanha e Holanda, pedindo, nalguns países a retirada do iPhone e do iPad dos mercados.
Em consequência a Comissão Europeia esclareceu que a acção aberta esta semana será prioridade e “não deve prejudicar outras investigações paralelas”. Os smartphones e tablets da Samsung são equipados com o sistema operacional Android, do Google.