APED dá a conhecer o futuro do retalho em congresso
O ano de 2012 arranca com o IV Congresso da Distribuição Moderna, organizado pela APED. Dias 17 e 18 de Janeiro, no Museu do Oriente, o tema em debate será “Ganhar o Futuro”.

Victor Jorge
Queijo Serra da Estrela é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade
La Casera traz novos sabores e opções sem álcool
Aldi inaugura primeira loja em Ílhavo
Ferrero lança Nutella Plant-Based em Portugal
‘HealthySoil4Life’ abre candidaturas a jovens talentos no campo da agricultura regenerativa
‘Água Por Uma Causa’ da Monchique angaria mais de 65 mil euros
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
A Associação Portuguesa de Empresas da Distribuição (APED) vai realizar nos dias 17 e 18 de Janeiro de 2012, o IV Congresso da Distribuição Moderna dedicado ao tema “Ganhar o Futuro”.
O evento, que decorrerá no Museu do Oriente, em Lisboa, dará, nas palavras de Ana Isabel Trigo Morais, director-geral da APED, conta três perspectivas diferentes, mas complementares ao universo da distribuição moderna: uma visão mundial, na sua componente macroeconómica; uma visão nacional, olhando para a realidade nacional; e, finalmente, a perspectiva de negócio.
“O congresso irá suscitar o debate aprofundado sobre os temas mais relevantes para o País, num contexto de crise económica”, refere a associação, adiantando que “o objectivo é determinar os principais desafios que se colocam a este sector”, pretendendo-se, igualmente, “pensar a distribuição e o retalho enquanto agentes indutores de inovação na economia e na sociedade”.
Na apresentação à imprensa especializada, a APED deu a conhecer o vasto programa dos dois dias, revelando alguns dos oradores de interesse e relevância nacional e internacional que estarão no Museu do Oriente para partilhar as suas ideias e pensamentos estratégicos sobre as várias vertentes deste momento de viragem em termos políticos, económicos e sociais, bem como as alternativas que se apresentam para a construção de um futuro sustentável.
Assim, o painel será composto por cinco oradores internacionais, destacando-se Joseph Stiglitz, economista e Prémio Nobel da Economia em 2001. Além de Stiglitz, estarão no IV Congresso da Distribuição Moderna Lidewij Edelkoort, pioneira mundial de tendências globais; Boris Planer, director da área de macroeconomia do Planet Retail; Anthony Gibson, presidente das Agências Criativas do Grupo Publicis; e Luís Simões, Managing Director Iberia da Kantar Worldpanel.
A nível nacional, destaque para os oradores que farão parte do painel “Um rumo com futuro para a economia nacional”, composto por António Lobo Xavier, Daniel Bessa, Rui Leão Martinho, Artur Santos Silva, bem como para João Duque, presidente do ISEG, cabendo a visão sobre o “Futuro da Distribuição”, a Christian Verschueren, director-geral do EuroCommerce, e aos responsáveis pelas principais grupos e insígnias de distribuição moderna a actuar em Portugal.
As inscrições para o IV Congresso da Distribuição Moderna estão abertas no website http://ganharofuturo2012.com e pelo e-mail inscrições@ganharofuturo2012.com e geral@ganharofuturo2012.com.