Comércio externo impulsiona crescimento do Porto de Sines
No acumulado do ano 2011, o Porto de Sines cresceu 26%, acumulando 4.062.256 toneladas nos primeiros nove meses do ano. Destaque para o comércio externo, com as exportações a aumentarem 24% no último trimestre.

Victor Jorge
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
O Porto de Sines cresceu 22% no 3.º trimestre de 2011 face a igual período do ano anterior, atingindo as 7.516.337 toneladas de mercadorias movimentadas nestes três meses. Este crescimento teve essencialmente origem, segundo a administração do Porto de Sines, “no comércio externo”, com o movimento de mercadorias com portos de países terceiros (fora da EU) a crescer 26%, destacando-se as exportações que cresceram 24 % neste período.
O movimento de contentores continua a ser um segmento de carga com forte crescimento em Sines. Nos primeiros nove meses de 2011 o total de mercadorias movimentadas por contentor cresceu 26%, acumulando 4.062.256 toneladas e registando um total de 336.428 TEU movimentados.
O 3.º trimestre foi de resto o mais forte de sempre, com Sines a reforçar o seu papel como hub entre a Ásia e a América do Norte e do Sul. O principal destaque vai para o início do serviço semanal entre Sines e os principais portos brasileiros, que permite ao porto reforçar a sua presença no principal mercado do Atlântico Sul, complementando a sua extensa rede de serviços que operam no eixo Este-Oeste.
De Janeiro a Setembro de 2011 e a par da Carga Geral que globalmente cresceu 27%, cresceram também os Graneis Sólidos com uma excelente performance, os quais registaram um incremento de 57%, totalizando 2.949.181 toneladas movimentadas. Já os Graneis Líquidos registaram nos primeiros nove meses do ano um total de 12.170.140 toneladas de mercadorias, que, apesar da recuperação, se mantêm ainda 10% abaixo do registado em 2010 em consequência da paragem da Refinaria de Sines no inicio do ano.
Globalmente, o Porto de Sines movimentou 19.254.076 toneladas de mercadorias de Janeiro a Setembro de 2011, o que lhe permite registar um incremento de 3% face a 2010.
O último mês deste período, para além de ter sido o melhor mês do ano com 2,7 milhões de toneladas movimentadas, ficou ainda marcado pelo início de operações da Artlant PTA no Porto de Sines, com a operação de descarga de Paraxileno do navio “Atlantis Alhambra” no passado 29 de Setembro, sendo que a entrada em produção da fábrica localizada na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines deverá acontecer a curto prazo.