Lucros da Pernod Ricard ultrapassam pela primeira vez os mil milhões
O gigante francês da distribuição de bebidas espirituosas viu, pela primeira vez, os lucros ultrapassarem os mil milhões de euros. As vendas da Pernod Ricard para o ano 2010/2011 cresceram, por sua vez, 8% para os 7,6 mil milhões de euros.

Victor Jorge
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O segundo maior distribuidor de bebidas espirituosas registou uma subida das vendas e dos lucros no final do exercício 2010/2011. A Pernod Ricard vendeu mais 8% que no exercício anterior de 2009/2010, totalizando 7,643 mil milhões de euros, contra os 7,081 mil milhões de há um ano. Já os lucros da multinacional francesa ultrapassaram, pela primeira, os mil milhões de euros (mais concretamente 1,077 mil milhões), ficando, assim, 10% acima dos 978 milhões de euros obtidos no final do exercício anterior.
Para Pierre Pringuet, CEO da Pernod Ricard, “a performance notável no exercício fiscal de 2010/2011 demonstra a importância da nossa estratégia, bem como do nosso modelo descentralizado. Para 2011/2012, o início do ano confirma a resiliência dos nossos mercados. Iremos, contudo, continuar a crescer, ao capitalizar a força do nosso portfólio de marcas, da qualidade da nossa rede de distribuição e poder dos mercados emergentes”.
Em termos de regiões, destaque para o crescimento na Ásia/Resto do Mundo (+19%), afirmando-se, cada vez mais, como a regiões com maior representatividade (35,5%) nas contas da Pernod, ao atingir os 2,711 mil milhões de euros em vendas líquidas.
Também as Américas cresceram (+8%), ultrapassando, pela primeira vez, a barreira dos dois mil milhões de euros de facturação, sendo que a maior contribuição para estes resultados vieram do Brasil (+12%). Os EUA cresceram 2%.
Já na Europa, a Pernod registou comportamentos diferentes. Se no mercado doméstico, as vendas cresceram 4% para 750 milhões de euros, o restante mercado europeu registou um comportamento negativo (-4%), totalizando as receitas 2,114 mil milhões de euros.
Nesta última região, a companhia destaca os bons resultados na Europa do Leste e Central (+9%), mas contrapõe as descidas em mercados relevantes como são o caso da Grécia (-33%) e Espanha (-5%).
Quanto às 14 marcas principais da Pernod Ricard, que representam 58% das vendas totais, a companhia avança que as vendas destas cresceram 6%, destacando os resultados de sete marcas que obtiveram o melhor resultado de sempre nas vendas em volume (Absolut, Chivas Regal, Jameson, Havana Club, Martell, Royal Salute e The Glenlivet).
Em valor, estas 14 marcas aumentaram as suas vendas em 10%, sendo que duas registaram crescimentos a duplo dígito: Royal Salute (+27%), Martell (+22%), Jameson (+20%), Perrier Jouët (+17%) e The Glenlivet (+14%).