Pagar com o telemóvel é uma das potencialidades da tecnologia “Near Field Communications”
Nokia revela potencialidades da tecnologia Near Field Communications

Rita Gonçalves
ÉvoraWine regressa com 300 vinhos de mais de 50 produtores
Grupo Paulo Duarte e Politécnico de Santarém unem-se para potenciar talento e inovação
Rubies in the Rubble estreia-se em Portugal com exclusividade no El Corte Inglés
Wells abre a primeira loja com o conceito beauty em Setúbal
Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa
Nacional estreia-se no segmento de granolas com duas novas referências
Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert
‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho
Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal
O Lisboeta lança nova edição limitada com café Delta
A Nokia apresentou as potencialidades da tecnologia NFC (Near Field Communications).
Numa primeira fase, o NFC vai disponibilizar formas simples e intuitivas, de “emparelhar” dispositivos, “partilhar”conteúdos e “descobrir” experiências e serviços.
Ou seja, o emparelhamento entre telemóveis NFC e acessórios que integrem a mesma tecnologia, como auriculares ou colunas; a partilha de contactos, fotos, vídeos ou outras informações entre telemóveis que integrem NFC, bastando para isso aproximá-los; e a sua utilização na leitura de etiquetas NFC, colocadas, por exemplo, em posters/materiais de publicidade/campanhas.
Por sua vez, estas etiquetas permitem que o utilizador possa fazer o download de uma música, ligar-se a uma página web, aceder a uma aplicação, entre outros.
Numa segunda fase, a Nokia alargará a solução NFC para que esta funcione também como meio de pagamento virtual ou como cartão de crédito.
“Actualmente, o NFC é visto como uma das tecnologias mais interessantes na forma como iremos utilizar/interagir com os nossos telemóveis no quotidiano. Projecções apontam que serão vendidos cerca de 700 milhões de telemóveis com esta tecnologia, até 2013. Acreditamos que esta primeira fase é a mais importante, pois terá um grande impacto no comportamento dos consumidores e, ao mesmo tempo, disponibilizará um vasto número de oportunidades de negócio para os operadores móveis, developers, retalhistas, advertisers e muitos outros”, explica Miguel Pedro, Gestor de Programas da Nokia Portugal.
O primeiro equipamento Nokia a integrar a tecnologia NFC será o Nokia C7, modelo que se caracteriza por combinar uma elegante estrutura em aço inoxidável e vidro, com as funcionalidades tácteis. Está, também, muito vocacionado para o acesso a redes sociais.
O Nokia C7 já se encontra disponível em Portugal, mas o NFC só poderá ser activado através da actualização de firmware para Symbian Anna. Esta actualização estará disponível ainda neste trimestre.