Pagar com o telemóvel é uma das potencialidades da tecnologia “Near Field Communications”
Nokia revela potencialidades da tecnologia Near Field Communications
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Nokia apresentou as potencialidades da tecnologia NFC (Near Field Communications).
Numa primeira fase, o NFC vai disponibilizar formas simples e intuitivas, de “emparelhar” dispositivos, “partilhar”conteúdos e “descobrir” experiências e serviços.
Ou seja, o emparelhamento entre telemóveis NFC e acessórios que integrem a mesma tecnologia, como auriculares ou colunas; a partilha de contactos, fotos, vídeos ou outras informações entre telemóveis que integrem NFC, bastando para isso aproximá-los; e a sua utilização na leitura de etiquetas NFC, colocadas, por exemplo, em posters/materiais de publicidade/campanhas.
Por sua vez, estas etiquetas permitem que o utilizador possa fazer o download de uma música, ligar-se a uma página web, aceder a uma aplicação, entre outros.
Numa segunda fase, a Nokia alargará a solução NFC para que esta funcione também como meio de pagamento virtual ou como cartão de crédito.
“Actualmente, o NFC é visto como uma das tecnologias mais interessantes na forma como iremos utilizar/interagir com os nossos telemóveis no quotidiano. Projecções apontam que serão vendidos cerca de 700 milhões de telemóveis com esta tecnologia, até 2013. Acreditamos que esta primeira fase é a mais importante, pois terá um grande impacto no comportamento dos consumidores e, ao mesmo tempo, disponibilizará um vasto número de oportunidades de negócio para os operadores móveis, developers, retalhistas, advertisers e muitos outros”, explica Miguel Pedro, Gestor de Programas da Nokia Portugal.
O primeiro equipamento Nokia a integrar a tecnologia NFC será o Nokia C7, modelo que se caracteriza por combinar uma elegante estrutura em aço inoxidável e vidro, com as funcionalidades tácteis. Está, também, muito vocacionado para o acesso a redes sociais.
O Nokia C7 já se encontra disponível em Portugal, mas o NFC só poderá ser activado através da actualização de firmware para Symbian Anna. Esta actualização estará disponível ainda neste trimestre.