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FMCG

Congelados entre as categorias que mais crescem

O congelador dos portugueses está mais vazio. Não porque se vendam menos congelados. Pelo contrário. Mas porque o consumidor adquire gramagens menores por acto de compra, muitas vezes para consumir no próprio dia

Rita Gonçalves
FMCG

Congelados entre as categorias que mais crescem

O congelador dos portugueses está mais vazio. Não porque se vendam menos congelados. Pelo contrário. Mas porque o consumidor adquire gramagens menores por acto de compra, muitas vezes para consumir no próprio dia

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O congelador dos portugueses está mais vazio. Não porque se vendam menos congelados. Pelo contrário. Mas porque o consumidor adquire gramagens menores por acto de compra, muitas vezes para consumir no próprio dia

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Os congelados são a categoria que mais cresce no sector de FMCG (Fast Moving Consumer Goods), sublinha em entrevista ao Hipersuper Daniel Fonseca, director de marketing da Iglo. Os últimos dados da consultora Nielsen confirmam a boa saúde deste sector, sobretudo nas categorias de pescado congelado embalado e de componentes de refeições congelados, como peixe preparado, pastéis de bacalhau ou hambúrguer.

A categoria de pescado embalado cresceu 7% em volume (29,8 milhões de quilos) e a mesma proporção em valor para 213 milhões de euros, entre Abril de 2010 e o mesmo mês de 2011. “As categorias de peixe e marisco são responsáveis por 60% do valor acumulado do mercado alimentar de congelados”, revela Daniel Fonseca.

O pescado com corte tradicional é a categoria mais dinâmica da categoria de congelados, destaca Manuel Tarré, CEO da Gelpeixe. “Deve-se à forte tradição nos hábitos de alimentação da população portuguesa”. Além do corte tradicional, os portugueses estão a consumir peixe de “origem portuguesa e custo reduzido”.

Sandra Pinto, responsável de Qualidade da Congelados Moreira, destaca, por outro lado, os produtos cortados às postas, embalados individualmente, em saco ou em vácuo, como uma das grandes tendências. “O consumidor quer levar apenas a quantidade que pretende, escolher a parte do peixe que mais lhe agrada, de forma rápida e com higiene”.

Pedro Fernandes, director-geral da Errigal Seafood (Donegal),especialista em marisco congelado, destaca também a intenção do consumidor em adquirir menos quantidade por acto de compra.

“O marisco congelado embalado leva dianteira no crescimento relativo (percentual) e na tendência de consumo. No entanto, o marisco congelado avulso leva a melhor em termos absolutos (consumo total). Precisamente porque o ritmo de consumo e conveniência, nomeadamente no consumo do lar, solicita quantidades de consumo mais restritas e adequadas à quantidade necessária para a refeição”.

O director de marketing da Iglo confirma que a conveniência é o motor de crescimento da categoria e sublinha, no segmento sem preparação, o crescimento do miolo de camarão (+7%), salmão (+27%) e, no segmento com preparação, o peixe preparado (31%) e o peixe panado (11%).

Para fazer face ao aumento de refeições no lar, que aumenta a oportunidade de utilização daqueles produtos, a Iglo lançou ainda em 2010 os Panadinhos de Salmão, “responsável por um crescimento de 4% do segmento de peixe panado” e entrou em 2011 “com o lançamento da maior inovação do ano”, a gama Iglo Forníssimo, “responsável por um crescimento de 57% do segmento de peixe preparado”.

 

Inovação&Comunicação

A categoria de pescado congelado embalado é ainda dominado pelas marcas de fabricante, com 53%. No entanto, a quota de mercado das marcas próprias está a crescer a um ritmo superior (+9%) à das dos fabricantes (+6%).

Qual a estratégia dos produtores de marca para inverter esta tendência? Manuel Tarré refere que a estratégia é acompanhar bem de perto o consumidor e estar atento às suas exigências e necessidades. Além disso, a empresa tem apostado forte na gestão de stocks que permite ter, ao longo ao ano, um número mínimo de rupturas. Lançar novos produtos também é essencial, assegura o CEO da Gelpeixe, “quer por tipologia da embalagem quer produtos que possam ter destaque em nichos de mercado”.

Sandra Pinto alerta para a importância da embalagem. “A marca e a embalagem ainda contam bastante para a compra”, explica a responsável de Qualidade da Congelados Moreira, acrescentando que a empresa adopta embalagens atractivas com informação sobre o produto, embalagens essas que não existiam até há uns anos quando o peixe era exclusivamente apresentado a granel.

O director de marketing da Iglo acredita que é a “inovação relevante” apoiada numa “comunicação eficaz” que acrescenta valor ao mercado.

 

Super lidera vendas

A categoria de pescado congelado é composta por bacalhau (24%), peixe (45%) e marisco (31%) – ver gráfico. Um total de 79% dos lares em Portugal Continental compraram a categoria no último ano. Em média, por visita, despenderam 6,84 euros. Ainda segundo a análise da Nielsen, é nos supermercados que se fazem 65% das vendas da categoria, seguido dos hipers (29%) e do canal tradicional (6%).

Todos os produtores consultados pelo Hipersuper acreditam que o marketing no ponto de venda é essencial ao dinamismo da categoria.

“O crescente peso dos canais de média dimensão, como os supermercados deve-se à tendência que verificamos nos hábitos de compra dos portugueses, que aumentam cada vez mais o número de visitas à loja e dão primazia às lojas de proximidade. Neste tipo de compra, o consumidor procura produtos com gramagens menores e com maior conveniência, muitas vezes para consumir no próprio dia. As inovações da Iglo têm atenção a este tipo de consumo, apostando em produtos convenientes que na sua maioria são embalados em formatos ideais para uma ou duas pessoas”, explica o director de marketing da Iglo.

Pedro Fernandes, director-geral da Errigal Seafood, tem apostado em acções promocionais na loja, como degustação de produtos, por exemplo, mas também na participação activa em folhetos, topos e espaços comerciais, entre outros. “Como não se tratam de produtos orientados para o segmento de consumo por impulso, este tipo de produto deve estar onde o consumidor está, especialmente no carrinho de compras”.

A Gelpeixe, por sua vez, promove acções de promoção no ponto de venda, mas também na distribuição tradicional, um canal com um peso relevante nas vendas da empresa.

 

À margem da crise

Entre os fabricantes de congelados ouvidos pelo Hipersuper, o optimismo é regra. Sem excepção, os profissionais estimam aumentar as vendas face ao ano passado. “Esperamos uma evolução nas vendas na mesma linha com o ano passado”, conta o CEO da Gelpeixe, acrescentando que “o consumo deverá manter-se estável, havendo provavelmente um desvio para produtos de menor valor”.

Por outro lado, a responsável de Qualidade da Congelados Moreira explica que o crescimento esperado vai ser conseguido muito à custa da evolução do mercado internacional. “Nestes tempos difíceis, para vendermos o mesmo produto tivemos que manter os preços de 2008. Esperamos crescer mas com a performance do mercado externo”.

Também no segmento de marisco a palavra de ordem é crescimento. A Errigal Seafood estima aumentar a facturação este ano. O director-geral da empresa ressalva que o objectivo é crescer a um ritmo superior à média de mercado. Para alcançar a meta, a empresa reforçou a actividade em Portugal. “Apostámos na representação directa em Julho de 2010. Além disso, lançámos novos produtos, como a vieira, o lagostim e as navalhas, entre outros, e reforçámos as parcerias de produção de marcas do distribuidor. Alguns conceitos conseguem ser particularmente potenciados através da exploração de interesse especial por parte das marcas da distribuição, que de outro modo dificilmente encontrariam o seu espaço. É um pouco se ‘não consegues vencê-los, junta-te a eles” mas também “o potenciar de uma simbiose entre produto (qualidade, diversidade) e distribuição (espaço, divulgação em folhetos, entre outros)”.

 

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Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Hipersuper

A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

Hipersuper

A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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Hipersuper

cibersegurança

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I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

Hipersuper

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

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tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Hipersuper

Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

Hipersuper

A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

Hipersuper

A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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Hipersuper

MO em Abrantes

Retalho

MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

Hipersuper
tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Retalho

Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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