Espanha perde 200 milhões por semana e pondera pedido de indemnização à Alemanha
O governo espanhol não descarta pedir indemnizações à Alemanha para compensar os prejuízos dos produtores de pepinos do país caso se confirme que a origem do surto não está no legume proveniente de Espanha.

Victor Jorge
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O governo espanhol não descarta pedir indemnizações à Alemanha para compensar os prejuízos dos produtores de pepinos do país caso se confirme que a origem do surto infeccioso causado por uma variante agressiva da bactéria intestinal E.coli que já matou 16 pessoas e terá infectado mais de 1.400 na Alemanha, não está no legume proveniente de Espanha.
Fontes do Ministério da Saúde, Política Social e Igualdade asseguraram à agência Efe que, depois da senadora da Saúde de Hamburgo, Cornelia Prüfer-Storks, ter afirmado que os pepinos espanhóis não foram a fonte da infecção, indo assim contra as primeiras declarações vinculadas.
O governo espanhol não recebeu ainda nenhuma comunicação oficial, mas confia que a receberá através da Rede de alerta Rápida da Comissão Europeia, assinalaram as mesmas fontes.
Não obstante, as autoridades espanholas mostraram-se satisfeitas com as ultimas declarações da titular da pasta da saúde de Hamburgo nas quais assegura, segundo avança o diário “Hamburger Abendblatt”, que as análises laboratoriais evidenciaram que a variante da bactéria descoberta nos pepinos espanhóis não coincide com a encontrada nos pacientes infectados.
Para o Ministério da Saúde, este facto corresponde a “uma marcha atrás” por parte das autoridades alemãs, atribuindo esta situação aos esforços diplomáticos efectuados pelo executivo de Zapatero que, desde o primeiro dia, exigiu à Alemanha que “em nenhum caso vinculasse a crise sanitária que o país atravessava aos produtos espanhóis”.
Segundo a Federação Espanhola de Produtores (FEPEX), a “crise do pepino” está a causar prejuízos na casa dos 200 milhões de euros por semana à economia espanhola.