Carrefour espera que Dia supere os 4 mil milhões em bolsa
Anunciada que foi a dispersão do Dia na bolsa, o Carrefour espera que o valor da cadeia supere os quatro mil milhões de euros.
Victor Jorge
“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”
Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics
Tetley lança passatempo em parceria com a SMEG
Bricomarché reconhecido como Marca Recomendada 2025
Nova máquina Super Bock à Pressão para uma cerveja em qualquer lugar
Salsa amplia presença na Índia
EcoX é a vencedora do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição
Sophos completa aquisição da Secureworks
24 empresas e organizações portuguesas na Fruit Logistica
Guylian lança caixa em forma de coração para o Dia dos Namorados
Depois de ter anunciado que recebera aprovação por parte das autoridades espanholas para dispersar o capital da operação Dia na Bolsa de Madrid, o Carrefour admitiu durante o Investors Day que a cadeia de discount Dia poderá ser avaliada em mais de quatro mil milhões de euros, dos quais terá de ser subtraída a dívida de 800 milhões de euros quando se der a operação bolsista em Julho próximo.
O líder do retalho europeu – e segundo player mundial – crê, avança o Planet Retail, que a separação do Dia permitirá à companhia focar-se no seu plano estratégico e destacará o valor do Dia. “O Carrefour não foi feito para funcionar como um conglomerado”, disse Lars Olofsson aos jornalistas durante o Investors Day, citado pelo Planet Retail. O responsável pela operação do Carrefour referiu ainda que a companhia já foi contactada por potenciais interessados no Dia, não divulgando mais informação relativamente a quem mostrou interesse.
De acordo com o plano delineado, os accionistas do Carrefour terão uma participação de 100% nas acções do Dia e a Blue Capital, o principal accionista do retalhista, comprometeu-se a manter o seu envolvimento (que deverá ser igual ao que detém no Carrefour) durante um ano.
Os responsáveis do Carrefour anunciaram, também, que a parceria – num valor próximo dos 45 milhões de euros anuais – para realização de compras para a marca própria com o Dia para a Europa manter-se-á durante um período nunca inferior a três anos
Finalmente, o Dia espera obter, em 2011, vendas líquidas de 9,97 mil milhos de euros, prevendo que no período 2010-2013 as vendas anuais cresçam a uma taxa média de 7%, admitindo que os mercados emergentes criem 30% das vendas e 20% do EBITDA, em 2013.