Procuram-se empresas de elevado crescimento em Portugal
“GrowthManifesto”, Informa D&B e CIP, em cooperação com a COTEC, procuram identificar e estudar as empresas de elevado crescimento em Portugal.
Victor Jorge
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
Miguel Salema Garção é o Chief of New Business da Verlingue Portugal
Dona Pureza recebe Prémio Cinco Estrelas 2025
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
A “GrowthManifesto”, a Informa D&B e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) assinaram um acordo de cooperação com a COTEC Portugal (Associação Empresarial para a Inovação), com o objectivo de lançar uma iniciativa que visa identificar e estudar as empresas de elevado crescimento em Portugal, o seu perfil e as suas principais características.
Esta cooperação será materializada na realização de um relatório de resultados e de uma Conferência sobre a temática das empresas de elevado crescimento em Portugal, em que cada parte aportará um conjunto de competências e serviços necessários à sua concretização.
A “GrowthManifesto”, promotora da iniciativa, concebeu e estruturou este projecto em colaboração com a Informa D&B, autora e proprietária do estudo que realizou sobre o crescimento das empresas em Portugal, bem como da base de dados de empresas sobre a qual trabalhou e que disponibiliza para a concretização do presente acordo.
Segundo Jorge Portugal, da “GrowthManifesto”, “no período que estamos a atravessar, esta iniciativa redobra a sua importância. Neste momento, o crescimento das empresas nacionais e a criação de emprego são factores determinantes para Portugal”. O responsável explica ainda que “este estudo vai não só criar condições para identificar as empresas que são motoras de crescimento económico e da criação de emprego em Portugal, mas também mostrar à Europa o nosso contributo na área da inovação”.
A CIP, por sua vez, assume o papel de representante empresarial perante as empresas seleccionadas para participar no estudo, no sentido de dar ao projecto uma dimensão institucional e de interesse comum, reforçando António Saraiva, presidente da CIP, “a importância desta iniciativa e de revelar ao resto do mundo os bons exemplos de empresas que temos em Portugal”.
Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B, refere que a equipa já está a produzir resultados e a chegar a algumas conclusões, adiantando que, “os melhores desempenhos estão a ser registados nos sectores dos Serviços, Construção e Comércio, mais no Norte do País do que no Sul”.
A COTEC estabelecerá a comunicação necessária com as empresas da Rede PME Inovação COTEC e restantes associados e eventualmente com outras entidades no sentido de promover o seu envolvimento no objecto do presente acordo.
Deste projecto resultará uma base de dados de identificação das Empresas de Elevado Crescimento (EEC) e Empresas Gazelas (empresas consideradas de de alto crescimento e com menos de 6 anos de idade), incluindo dados de identificação, dados económico-financeiros e dados de caracterização das mesmas, que será divulgada por ocasião da Conferência sobre Empresas de Elevado Crescimento, a decorrer depois do Verão.
De referir que segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE), as empresas de alto crescimento são aquelas que, por um período de três anos, têm um crescimento médio de 20% ao ano e pelo menos 10 colaboradores no ano inicial de observação.