Novas aberturas de centros comerciais em Portugal com mínimo histórico
Portugal foi dos países onde menos centros comerciais foram inaugurados, em 2010. As duas unidades abertas estão longe dos números da Rússia e Turquia, países que deverão representar 40% do total de novas aberturas na Europa para 2011/2012.
Victor Jorge
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De acordo com recente edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado pela consultora imobiliária Cushman&Wakefield (C&W), o ano de 2010, em Portugal, ficou marcado pelo menor número de novas aberturas de centros comerciais, limitando-se a apenas duas novas unidades: Liberdade Street Fashion, do grupo Regojo, e LeiriaShopping, da Sonae Sierra, resultante da expansão do Continente de Leiria. Apesar de não ser considerado centro comercial, foi inaugurado ainda o Barreiro Retail Planet, um retail park com cerca de 36.000 m2 de ABL promovido pela Milligan em parceria com a Eiffage.
Segundo Marta Esteves Costa, associate e directora de research e consultoria da C&W, “este decréscimo no volume de nova oferta é não só um resultado da actual crise económica, que provocou já, e irá provocar seguramente nos anos que se seguem, quebras no volume de negócios do comércio a retalho bem como sérias dificuldades no acesso ao financiamento. A maturidade do mercado de centros comerciais em Portugal é também outra das razões para este decréscimo na oferta futura, as oportunidades para o desenvolvimento de novos projectos são hoje menos evidentes que no passado, e este facto reduz consideravelmente as intenções de crescimento de promotores e retalhistas”.
Já no plano europeu, o relatório da C&W indica que o nível de aberturas de novos centros comerciais registou uma quebra de cerca de 30%, face ao exercício de 2009, correspondendo a 5,2 milhões de m2, apresentando-se como o segundo ano consecutivo de descida na abertura destes conjuntos, representando o valor mais baixo desde 2004.
No total, em 2010, foram inaugurados 165 novos centros comerciais na Europa com uma Área Bruta Locável (ABL) total de 131,9 milhões de m2. O maior centro comercial a abrir foi o City-Park Grad em Voronezh, com 144.300 m2, tornando-se o maior centro comercial da Rússia, nos arredores de Moscovo. A Rússia foi, alias, o país com maior número de aberturas de todo o mercado, contabilizando uma quarta parte da abertura de novos espaços no ano passado.
O relatório mostra ainda que muitos mercados da Europa Central e Oriental registaram uma subida notável em número e área de espaços comerciais, especialmente a Bulgária que assistiu à abertura de sete novos centros comerciais, representando um crescimento de 139% comparativamente com o ano anterior.
Já na Europa Ocidental, Itália e Espanha foram os países que registaram o maior número de aberturas: Itália com 15 novos centros comerciais e quatro ampliações, Espanha com sete novos espaços e três ampliações.
Para o futuro, Rússia e a Turquia apresentam-se como os países com mais projectos a inaugurar, com o seu pipeline combinado para 2011/2012 a contabilizar mais de 40% do total Europeu. Só na Rússia deverão ser inaugurados mais de 3 milhões de metros quadrados de ABL, enquanto na Turquia, até ao final de 2012, deverão ser concluídos mais 1,8 milhões de m2.