Champagne aumenta vendas após dois anos em crise
Depois de dois anos de profunda crise, o sector do Champagne teve, em 2010, um ano de recuperação: cresceu 8,9%, atingindo as 319,5 milhões de garrafas.
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Victor Jorge
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As vendas de Champagne registaram, em 2010, uma evolução de 8,9% face ao ano anterior, representando 319,5 milhões de garrafas, num volume de negócios que superou os quatro mil milhões de euros, contra os 3,7 mil milhões do ano 2009.
Os dados divulgados pelo Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC) assinalam esta evolução com algum destaque, já que representa a primeira subida para o sector, admitindo que esta subida “põe fim à crise brutal e violenta vivida pelo sector nos últimos dois anos”.
Os números mostram, aliás, que o ano 2010 terá sido o quarto melhor ano da história do vinho da famosa região francesa, embora ainda estejam longe do recorde de 338,7 milhões de garrafas de 2007.
O maior crescimento foi registado fora da União Europeia (UE), onde as vendas incrementaram, em média, 28,7%, enquanto nos 27 países da UE, a evolução rondou os 14%.