Amanhã no Hipersuper: Especial “Sistemas de Segurança e Identificação”
Amanhã no Hipersuper: Especial Sistemas de Segurança e Identificação; APED vs Centromarca; Scantrend Nielsen Ano 2010; entrevista Unilever; análise Kantar Worldpanel (detergentes roupa máquina); entrevista MasterCard; Conselho dos Notáveis.
Victor Jorge
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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a o Especial dedicado aos “Sistemas de Segurança e Identificação”. Para o efeito, entrevistámos João Fanha, director de Marketing da Gateway que nos confidenciou que “os nichos são apostas de ouro”, além de revelarmos quanto custam os furtos em Portugal.
Damos a conhecer, igualmente, o primeiro Centro de Inovação da Checkpoint na Europa, bem como a nova tecnologia patenteada pela Zetes Burótica, além de fazermos um retrato do RFID em Portugal para o qual ouvimos três especialistas.
No “Retalho, destaque para o frente-a-frente entre distribuição e produção, realizado na Associação Comercial de Lisboa (ACL), no qual Luís Reis (presidente da APED) e João Paulo Girbal (presidente da Centromarca) apresentaram os seus argumentos.
Ainda no “Retalho”, o Scantrend da Nielsen, relativamente ao ano 2010, dá conta que no último exercício os Bens de Grande Consumo (BGC) cresceram 1,1% em facturação. Os dados da consultora revelam que as Marcas e Fabricante perderam 1,2% em vendas, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiros Preços reforçaram o seu crescimento (+6,2%).
Na “Produção”, entrevistámos Vicent Weijers, director de Marketing da Unilever, a propósito do lançamento da nova Planta, versão com sabor a manteiga que pretende conquistar sobretudo o público masculino.
Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado dos detergentes de roupa para a máquina, concluindo que, embora a evolução da categoria não tenha sido muito positiva tanto em valor como em volume, os lares portugueses continuam a sofisticar a sua compra.
Na “Tecnologia”, além do Especial dedicado aos “Sistemas de Segurança e Identificação”, entrevistámos Leigh Clapham, Executive Vice Presidente Market Development Europe da MasterCard, que admitiu que “a tecnologia não tem de ser inventada, mas sim implementada”. Considerando que estamos à beira de mais uma etapa na evolução do mercado de cartões de pagamento, a Mastercard salienta que o desafio está agora do lado dos retalhistas e fabricantes que terão de oferecer valor acrescentado para atrair o consumidor.
Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a reeleição do Presidente da República e a possível (in)estabilidade política; as novas medidas propostas pelo Governo em Concertação Social para o Código do Trabalho; as novas apostas da Sonae e Jerónimo Martins; os 250 maiores retalhistas mundiais e a presença de dois grupos portugueses; as redes sociais como novo canal de venda; e o preço das Marcas da Distribuição face às Marcas de Fabricante.
Isto tudo além dos artigos de opinião subordinados ao tema principal da edição “Sistemas de Segurança e Identificação: “RFID: Visibilidade da mercadoria sem precedentes”, de Javier Huelamo (Checkpoint); “GS1 DataBar: Um novo código de barras para o retalho”, de Silvério Paixão (GS1 Portugal); “Segurança: A nova tecnologia do retalho”, de João Fanha (Gateway); e, “Comprei um novo ERP. E agora?”, de Pedro Rêgo (Sidinfor).
Boas leituras!