Sonae aumenta vendas em 7% e fecha 2010 com 918 lojas
Os negócios de retalho da Sonae continuam a crescer, com a operação alimentar a evoluir 5%, enquanto o conceito especializado sobe 12%. Destaque para as vendas internacionais que registaram um incremento de 60%.
Victor Jorge
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As receitas das unidades de retalho da Sonae registaram, em 2010, um crescimento de 7,3% face ao exercício anterior, indica o documento relativamente às vendas preliminares da companhia enviado hoje (Quarta-feira) à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), totalizando 4,547 mil milhões de euros, contra os 4,238 mil milhões obtidos há um ano.
No documento, a companhia liderada por Paulo Azevedo revela que a Sonae MC aumentou o seu volume de negócios em 5,4% para 3,275 mil milhões de euros, reflectindo, segundo a empresa, “o investimento constante no programa de marca própria”, além “do sucesso do cartão de cliente e resultante conhecimento dos comportamentos de consumo; e o reforço das competências distintivas das marcas Modelo e Continente, em particular a excelência da infra-estrutura logística, as áreas de venda privilegiadas, uma grande variedade da oferta e um forte reconhecimento da marca”.
A Sonae refere ainda que, de acordo com os dados da Nielsen, a companhia, “reforçou a sua liderança em 2010”, apresentando “um crescimento de vendas superior ao dos restantes operadores de retalho moderno”.
Já a operação de retalho especializado (Sonae SR) obteve uma evolução de 12,3 nas receitas, totalizando 1,272 mil milhões de euros, contra os 1,132 mil milhões de 2009. Aqui, se a operação nacional cresceu 5%, o destaque vai para a operação no exterior, com a Sonae SR a aumentar vendas em 60%, com a operação espanhola a contribuir progressivamente para as vendas e a representar cerca de 20% do total, revelando ainda que a operação no país vizinho foi “responsável por 62% do crescimento das vendas de retalho especializado no ano”.
Aumentos foram igualmente registados na área de venda da Sonae MC (3%), atingindo os 544.000 m2, bem como no número de lojas, totalizando, no final do exercício, 415 lojas. Em termos de distribuição, o Continente continua a ser a insígnia com mais área de venda, com 288.000m2 e 40 hipermercados, seguido do Modelo com 228.000m2 e 130 lojas. A Well´s, insíngia na área da saúde, finalizou o ano com 133 unidades e 12.000m2, enquanto a Bom Bocado chegou a 31 de Dezembro de 2010 com 87 pontos de venda e 5.000m2, igual área para a Book.it, mas com 17 lojas.
Já no retalho especializado, registou-se um aumento na área de venda de 60.000m2 para um total de 364.000m2, equivalente a 503 lojas, destacando-se o crescimento em 94% fora de Portugal.
De acordo com os números avançados pela Sonae, o negócio da electrónica (Worten, Vobis e Worten Mobile) é o que possui mais área de pontos de vendas, 187.000m2 e 213 lojas, respectivamente. Já o desporto (Sport Zone e Loop) acabou 2010 com 113 pontos de venda com um total de 96.000m2, enquanto a moda (Modalfa e Zippy) fecham 2010 com um total de 172 lojas e 79.000m2 de área de venda.