Quase metade dos portugueses tem pelo menos um animal de estimação
Mais de quatro em cada dez lares portugueses têm, pelo menos, um animal de estimação

Hipersuper
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Mais de quatro em cada dez lares portugueses têm, pelo menos, um animal de estimação. Os cães encabeçam a lista, presentes em mais de 30% dos lares e, destes, os rafeiros são os que predominam, conclui o estudo 2 PET´s, realizado pela consultora GfK em Dezembro.
Nas preferências dos portugueses, surgem, depois, os gatos, presentes em dezanove por cento dos lares, e os pássaros, em oito por cento. O estudo revela ainda que, entre cães e gatos, há um aspecto em comum: os rafeiros são em maior número.
Cerca de cinquenta e dois por cento dos inquiridos, donos de cães, revela que tem animais sem raça, enquanto, nos lares com gatos, essa percentagem sobe para os setenta e quatro por cento.
Dos cães de raça, os caniche são mais comuns, seguidos de Boxer, Pastor Alemão e Labrador, presentes em cinco por cento dos lares.
Em menor número, estão os Pincher e os Podengo Português, raças que existem em apenas três por cento dos lares portugueses.
Em Portugal, o gato de raça mais presente nos lares é o Siamês, em vinte por cento dos lares.
2 PET´s é o nome do estudo a que a GfK lança agora no mercado, com informações sobre a alimentação, os cuidados e a relação dos portugueses com os animais de estimação.
Ficha Técnica:
Este estudo base foi desenvolvido em Dezembro de 2010. O universo é constituído por indivíduos com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Foi reunida uma amostra de 1.255 indivíduos, representativa do universo em análise, na qual os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo, Idade, Região e Habitat/Dimensão dos agregados populacionais. As entrevistas foram recolhidas através de entrevista directa e pessoal, realizada na residência dos inquiridos, em total privacidade.