Amanhã no Hipersuper: Crise condiciona mercado saudável
Amanhã no Hipersuper: Alimentação Saudável, PacSis, Scantrend Nielsen, análise Kantar Worldpanel (bolachas), Pescado Estero, Tabasco, Opiniões PwC, emnos, Fileira do Pescado, Edigma e Hays.
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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a análise ao mercado da “Alimentação Saudável” que, após vários anos a registar crescimentos, deverá ver-se condicionado pela recente crise económico-financeira.
Ao que avançam os players ouvidos pelo Hipersuper – Nestlé, Unilever, SCC, AICC, Lactogal, Hero, Cofaco, Auchan e Sovena – o desafio está, assim, do lado dos fabricantes e distribuidores e como estes conseguirão fazer com que o consumidor entenda o valor acrescentado destes produtos.
No “Retalho”, damos a conhecer o primeiro serviço de Drop Mail personalizado em Portugal. A mais recente aposta da PacSis, gestora de vales de desconto, chama-se IDrop e permite às empresas gerar vendas de forma alargada – através da motivação do consumidor para a compra – e geo-segmentar acções promocionais. Na prática, trata-se de fazer chegar às caixas do correio cadernetas de descontos.
Também no “Retalho”, trazemos o mais recente Scantrend da Nielsen que indica que o mercado de Bens de Grande Consumo (BGC) evoluiu 0,8% na Quadrisemana 45/48 2010 face a igual período do ano anterior.
Na “Produção”, além da análise ao mercado de “Alimentação Saudável”, a Kantar Worldpanel analisa as “Bolachas” em Portugal. Revelando que se trata da quinta categoria com mais compradores em território nacional, com uma penetração de 97,4%, a consultora salienta que os três principais segmentos – tradicionais, chocolate e saudáveis – estão desenvolvidos acima da média nacional.
Ainda em “Produção”, damos conta da descoberta por parte dos pescadores da Andaluzia de um “nicho” de mercado em Portugal. A marca Pescado de Estero, criada por um agrupamento de produtores espanhóis, está a lançar-se no mercado nacional, essencialmente, com quatro espécies: robalo, dourada, linguado e corvina. Segundo indicou Antonio Concepción Toscano, presidente da associação, retalho e restauração constituem os canais de distribuição nos quais a marca vai apostar todos os trunfos.
Visitada foi também a unidade de produção da Mcllhenny Company, na Luisiana (EUA). Se este nome não lhe diz muito, talvez já tenha vista a marca Tabasco nos lineares da distribuição moderna nacional e/ou restauração. Certo é que da fábrica norte-americana saem, anualmente, 150 milhões de garrafas de 52 mililitros.
Isto tudo além dos artigos de opinião: “Ignorar a crise não ajuda”, de Filipe Charters de Azevedo (PricewaterhouseCoopers); “Marketing do consumidor”, de Patrick Rohrbasser, (emnos); “Benefícios gerais do consumo de peixe”, de Delphine Dias (Fileira do Pescado); “Again, it’s the business model, stupid!”, de Pedro Fernandes (Edigma); e “Estratégias à prova de 2011 – Como contornar a incerteza”, de Pedro Nunes (Hays).
Boas leituras!