Pernod Ricard com expectativas positivas para 2011
A segunda maior distribuidora de bebidas espirituosas do mundo admitiu, recentemente, que 2011 deverá mostrar uma recuperação … ligeira.

Victor Jorge
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Numa entrevista ao The Wall Street Journal, Pierre Pringuet, presidente executivo da Pernod Ricard, admitiu que “o negócio das bebidas alcoólicas começou a recuperar” ao fim de dois anos e que as celebrações de fim de ano 2010/2011 poderão ser “o momento decisivo”.
O responsável pela Pernod admitiu mesmo que esta realidade poderia dar “um novo alento à companhia”, além de representar um “certo alívio” depois da digestão da aquisição da Absolut, por 5,6 mil milhões de euros, em 2009, quando o mercado estava “no seu pico”.
Segundo Pringuet, as vendas das versões Premium de Chivas regal e do cognac Martell ressurgiram e sugerem que a tendência dos consumidores para comprar marcas baratas regressou, salientando que as vendas entre Julho e Setembro de 2010 cresceram 14% para 1,880 mil milhões de euros.
“Em cidades onde a economia está a melhorar, como Nova Iorque, os foliões estão a voltar aos bares como nos bons velhos tempos”, referiu o presidente-executivo da Pernod Ricard. “Já não há excesso de Champagne em França”, pelo que Pringuet antecipa “mais vendas sem descontos”.
A companhia está, de resto, a ser mais cautelosa no que diz respeito aos próprios gastos, revelando Pringuet que a Pernod Ricard “resistirá à tentação de comprar”, referindo-se à possível e falada aquisição da Fortune Brands, dona do Jim Beam. “Não faremos aquisições, sem excepções”, assegurou o presidente-executivo da Pernod Ricard.