Netsonda lança estudo que analisa comportamento do consumidor no linear
Através de uma parceria com o representante da tecnologia de ‘Mobile Eyetracking’, a Netsonda cria esta metodologia de avaliação que permite optimizar a arrumação dos produtos nos lineares.

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Netsonda lançou um novo novo estudo de mercado que analisa o comportamento do consumidor no ponto de venda, mais concretamente no linear.
Através de uma parceria com o representante da tecnologia de ‘Mobile Eyetracking’, a Netsonda cria esta metodologia de avaliação que permite optimizar a arrumação dos produtos nos lineares.
A tecnologia não é mais do que um “dispositivo móvel, semelhante a um par de óculos, que permite seguir, em tempo real, o movimento ocular do utilizador, enquanto este observa as prateleiras”, explica a empresa em comunicado.
‘O que viu’, ‘como viu’ e ‘por que razões escolheu’, são algumas das questões que o novo estudo da Netsonda, realizado em ambiente real de loja ou num cenário físico que o reproduza, procura responder.
Assim como ajuda a perceber o que realmente capta a atenção do comprador na loja, a ordem e duração da visualização dos vários elementos e quais os que retiveram mais a sua atenção.
“O objectivo é aumentar a eficácia da arrumação dos produtos no linear, medindo o impacto das cores, dos rótulos, das promoções, entre outros. Como se sabe, os compradores demoram poucos segundos a olhar e, cada vez mais, a escolha faz-se nas prateleiras. Estes óculos permitem identificar as causas do comportamento do consumidor no ponto de venda e, deste modo, optimizar a visibilidade das marcas. O impacto em vendas é directo”, explica Tiago Cabral, partner Netsonda.