Aberturas de centros comerciais caem em Espanha
Os mais recentes dados da Jones Lang LaSalle, relativamente aos centros comerciais em Espanha, ditam uma quebra nas aberturas dos centros no país, alcançando o número mais baixo desde 1990.
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Victor Jorge
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De acordo com os dados apresentados no relatório “O mercado de centros comerciais em Espanha”, da Jones Lang LaSalle, a superfície destes espaços comerciais soma 370.630 m2, correspondendo a 11 novas aberturas, correspondendo a número mais reduzido desde 1990.
A superfície inaugurada em 2010 representada uma descida de 9% face ao ano anterior, correspondendo 13% do total (cerca de 48.400 m2) a ampliações dos centros já em operação.
A tipologia de centro mais desenvolvida ao longo de 2010 no país vizinho foi o denominado “parque médio”, tendo concentrado cerca de 51% do total da nova superfície inaugurada, ficando o restante para hipermercados e centros pequenos.
As previsões da consultora apontam para o final de exercício com 643 centros comerciais e uma área bruta de venda de 14,86 milhões de metros quadrados, ocupando Espanha o quinto lugar no ranking europeu, atrás do Reino Unido, França, Itália e Alemanha.
Além disso, a consultora estima que, para 2012, deverão estar previstos 25 novos projectos e 15 ampliações ou segundas fases que somariam um milhão de área bruta até final desse ano, correspondendo a um crescimento de 7,1% face à situação actual.