Belanatur investe 8 milhões para produzir marca própria
Após 14 anos a distribuir marcas brasileiras de cosmética, a Belanatur vai dar início à produção de uma marca própria, em Leiria, para vender na Europa.
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Rita Gonçalves
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A Belanatur vai investir 2 milhões de euros para alargar as instalações da Zona Industrial de Leiria e construir a sua primeira fábrica. A especialista em cosméticos vai dar o grande salto no negócio em Portugal com o início de produção própria para vender no mercado nacional e internacional.
Actualmente, a empresa com cerca de 14 anos dedica actividade à importação e distribuição exclusiva de algumas marcas brasileiras de cosméticos na Península Ibérica, França, Itália, Inglaterra e alguns países de língua oficial portuguesa. A que tem mais notoriedade é a marca de verniz Risqué. “Portugal é uma extensão das fábricas do Brasil no mercado europeu. É mais fácil introduzir estes produtos onde há numerosos residentes brasileiros e as questões legais estão facilitadas”, explica em entrevista ao Hipersuper José Figueiras, director comercial da Belanatur.
A ampliação da actual sede da empresa, no centro do País, para a construção da unidade industrial já está em curso. “A fábrica está em licenciamento camarário. O projecto vai ser alvo de um investimento de 2 milhões de euros para dar início à produção de uma marca própria de cosméticos capilares adaptados ao mercado europeu. A fábrica vai produzir inicialmente cerca de 1.000 unidades por dia”, explica a directora financeira, Célia Clemente.
Mas o objectivo é ter operacional uma outra fábrica, construída de raiz a poucos quilómetros de distância da sede, e produzir 4.000 mil unidades por dia. Com 10 mil metros quadrados, o investimento nesta unidade industrial está avaliado em 6 milhões de euros. “Ainda não há entrada do projecto em câmara porque o PDM (Plano Director Municipal) tem de ser alterado mas esperamos que esta unidade esteja operacional daqui a dois, três anos”. O objectivo é reunir toda a produção na nova fábrica e ganhar espaço para armazenagem. A capacidade de armazenamento vai crescer de 2.600 para 4.100 metros quadrados quando estes dois investimentos, que vão permitir aumentar o número de trabalhadores da Belanatur de 36 para 120, se concretizarem.
Marketing na loja
Além da marca de verniz Risqué, a Belanatur é a distribuidora oficial das marcas Lilás, Gota Dourada e Casca de Cavalo, entre outras. Há cerca de 14 anos que trabalha o mercado tradicional: as lojas de cosméticas, as perfumarias e drogarias, as ervanárias e os profissionais. Actualmente, detém cerca de 1.500 clientes neste canal de distribuição que vale 90% do volume de negócios.
Para fazer face ao abrandamento do crescimento no mercado tradicional, a empresa iniciou há cerca de um ano uma incursão pela moderna distribuição. Entrou no Intermarché, insígnia que aposta na negociação directa sem intervenção de central de compras, e em algumas cadeias regionais. “Já conquistámos cerca de 100 lojas num ano. A nossa mais-valia é o serviço. Fazemos acções promocionais no ponto de venda, com ilhas, expositores feitos à medida de cada loja e material de merchandising. Desenvolvemos, por exemplo, um expositor para a Risqué, com capacidade para 24 referências, para colocar junto da caixa de saída e reforçar a compra por impulso”.
O objectivo é conquistar mais cadeias de distribuição e pôr este canal de grande consumo a valer cerca de 40% do negócio da Belanatur em 2011. “Estamos a negociar com algumas centrais de compras porque há insígnias, como o Pingo Doce, onde não é possível negociar directamente com a loja”.
A equipa comercial está em reestruturação porque cada loja na moderna distribuição precisa de “atendimento personalizado. E estamos a apostar em representantes/revendedores que distribuam a nossa marca junto dos profissionais”.
A Belanatur facturou 4 milhões de euros em 2009 e estima crescer 20% este ano.