Publicidade sobre rodas
Seja no tapete rolante do hipermercado ou nos camiões TIR, aposte no movimento para divulgar a sua marca.
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Seja no tapete rolante do hipermercado ou nos camiões TIR, aposte no movimento para divulgar a sua marca
A Alternative Media está a vender em regime de exclusividade as 2.000 caixas de carga da frota da transportadora Luis Simões como veículo publicitário. A publicidade móvel permite “pôr as ideias a viajar e atingir áreas com menor densidade de comunicação”, explicou ao Hipersuper Luís Marques, director de marketing da agência de gestão de espaços publicitários alternativos. “A originalidade e elevada cobertura deste meio, associado à repetição de contactos, gera um elevado ‘top of mind’ com um custo por contacto muito abaixo dos suportes tradicionais”.
O novo meio, designado Alternative On Wheels, permite ainda seleccionar a rota a percorrer na Península Ibérica e monitorizar a campanha. Os camiões são dotados de sistemas de localização por GPS que disponibilizam os mapas de trajecto e o número de quilómetros percorridos por cada viatura. “Se um retalhista quer comunicar a abertura de uma loja em Coimbra pode alugar um camião que circule apenas nas imediações e no interior” da cidade dos estudantes, por exemplo. A publicidade sobre as rodas dos camiões Luís Simões pode ainda ajudar as empresas a activar as marcas em novos mercados (Espanha). A mobilidade garante a visibilidade do anúncio em diferentes locais e a dimensão do veículo oferece uma grande área de exposição.
Estão disponíveis três tipos de viaturas (ver caixa). “Os mais pequenos, que circulam porta-a-porta nas cidades, os intermédios e os camiões TIR, que percorrem as auto-estradas da Península Ibérica. O valor mais elevado para uma campanha de um mês num camião anda à volta dos 700,00 euros”, garante Luís Marques, acrescentado que o investimento é acessível às marcas com “bugets” reduzidos para comunicação.
Embora ressalve que “quantos mais camiões forem utilizados em simultâneo na mesma campanha maior será o impacto e a visibilidade”.
As caixas de carga podem ser decoradas apenas nas laterais, traseiras ou em ambas as zonas, e a imagem publicitária, “através da manipulação dos vários ângulos do camião, pode ser percepcionada em 3D pelo destinatário, conferindo-lhe diferenciação face aos ‘outdoors’ convencionais”.
Para estimar o número de visualizações da campanha, a empresa faz um “cruzamento entre a média de viaturas que circula no trajecto definido e e a população existente no local”.
Cliente seguinte
O separador do cliente seguinte é um formato de publicidade novo em Portugal e atinge uma audiência de 3,3 milhões de pessoas a cada 15 dias. O separador está disponível nas 1.660 caixas de saída dos 39 hipermercados Continente espalhados pelo País. A primeira marca a apostar neste meio inovador foi a Chiclets, para o lançamento das novas pastilhas Day e Night.
A marca da Cadbury/Kraft Foods só encontra vantagens neste suporte uma vez que o separador se encontra paredes-meias com o linear das pastilhas elásticas. Todas as categorias (chocolates, rebuçados, revistas, pilhas, entre muitas outras, algumas sazonais, como as amêndoas na Páscoa ou os protectores solares na época estival) que têm expositores nos “checkouts” beneficiam com a aposta neste formato que tem como objectivo principal o reforço da lembrança da marca.
No entanto, este meio não é interessante para todas as marcas que se encontram no ponto de venda porque se encontra exposto no final da loja, onde a grande maioria das decisões de compra já estão tomadas. No caso da Chiclets foi utilizado em articulação com outros suportes (muppies, tapa-alarmes, entre outros).
O investimento para uma campanha de 15 dias é de 30 mil euros com o produto chave na mão, desde a concepção criativa do separador ao levantamento do material no final da campanha.
Para aferir a eficácia do novo formato, a Alternative Media levou a cabo um inquérito a 300 consumidores em três hipermercados Continente (Telheiras, Colombo e Amadora). O estudo indica que um total de 99,4% dos inquiridos que reparou na placa separadora viu a marca e 96% “acha interessante” este formato publicitário (ver quadro).
A empresa está a negociar a entrada em novos hipermercados.