Vendas de smartphones crescem 79% no 1.º semestre
No segundo trimestre de 2010 foram vendidos, em Portugal, 1,7 milhões de telemóveis, um crescimento de 16% face a igual período de 2009. A maior subida foi registada nos smartphones, cujas vendas aumentaram 79%.
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Victor Jorge
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De acordo com os dados divulgados pelo “IDC Mobile Phone Tracker”, no segundo trimestre de 2010 foram vendidos em Portugal 1,7 milhões de telemóveis, representando um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2009.
Para esta evolução contribuiu fortemente o segmento dos “smartphones”, com um crescimento de 79% face ao segundo trimestre de 2009, tendo sido vendidas 270 mil unidades, correspondendo a 16% do total das vendas de telemóveis neste período. Também o segmento dos telefones tradicionais evoluiu de forma positiva apesar da tendência crescente para a adopção de “smartphones”. Neste período foram vendidas 1,4 milhões de unidades, o que correspondeu a um crescimento de 8% face ao período homólogo.
“Nos dois primeiros trimestres de 2010 o mercado Português registou um forte crescimento das vendas no segmento dos smartphones, o que denota que estes telefones estão claramente a entrar nas preferências de compra da maioria dos consumidores, atraídos pelas novas funcionalidades, e pelo facto do preço médio destes terminais continuar a descer, tornando-os bastante competitivos em comparação com os restantes telefones”, refere Francisco Jerónimo, responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.
Jerónimo salienta ainda que “”neste contexto, é de realçar o facto de, em Portugal, as vendas dos telefones tradicionais não estarem ainda a ser afectadas pelo crescimento das vendas de smartphones, como se verifica no resto da Europa. O crescimento dos telefones tradicionais, em paralelo com os smartphones, revela um claro aumento da procura de terminais por parte de consumidores que haviam adiado a substituição do telefone sobretudo por razões financeiras.”
Em relação ao ranking dos fabricantes a operar no nosso mercado, destaque para a Nokia que reforçou a liderança em relação ao trimestre anterior, face à Samsung, ao fixar a sua quota de mercado em 40%. As vendas do fabricante finlandês cresceram 2% face ao período homólogo e 50% em relação ao primeiro trimestre de 2010. Contudo, e apesar desta ligeira recuperação no trimestre, as quotas de mercado da Nokia continuam a cair, face ao segundo trimestre de 2009, nos segmentos dos telefones tradicionais e dos smartphones. O líder do mercado obteve uma quota de mercado no segmento dos smartphones de 48%, significativamente inferior aos 66% obtidos no período homólogo de 2009. No segmento dos telefones tradicionais, a quota de mercado atingida foi de 34%, ou seja, 4% abaixo do mesmo período de 2009.
Na segunda posição do ranking encontra-se a Samsung, com uma quota de mercado de 29% no trimestre. As vendas da Samsung caíram 6% face a igual período de 2009, mas cresceram 19% face ao primeiro trimestre de 2010. “A falta de um portfolio completo de smartphones estará a ter um impacto negativo nos resultados do fabricante coreano”, admitem os analistas da IDC.
Em terceiro lugar, a LG continua com um ritmo elevado de crescimento, com as vendas a crescerem 86% no trimestre e uma quota de mercado de 11%, a mais alta de sempre no mercado Português. Contudo, as vendas desta marca ainda continuam a ser marcadas predominantemente pelos telefones tradicionais devido ao reduzido número de modelos de smartphones.