Importações comunitárias de frutas e legumes caíram 7%
Os dados do Eurostat revelam que os Estados-Membros da União Europeia importaram, em 2009, menos 7% de frutas e legumes, em volume, enquanto, em valor, a descida foi de 8%.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
De acordo com os dados publicados pela União Europeia (UE), a importação de de frutas e legumes totalizou, em 2009, 13,4 milhões de toneladas procedente de países terceiros, representando uma quebra de 7% face ao ano de 2008, sendo que, em valor, essas importações ascenderam a 10,754 mil milhões de euros, ou seja, menos 8% que no exercício anterior.
Estes dados publicados pelo Eurostat, correspondem a uma tendência de descida da realidade vivida entre 2002 e 2008, quando as importações de frutas e legumes de países terceiros cresceram 39%.
O volume de importação de frutas caiu, segundo a entidade estatística europeia, 8% a nível interanual, em 2009, para 11,1 mil milhões de toneladas, enquanto em valor, a descida foi de 9% para os 8,844 mil milhões de euros.
Os dados disponibilizados pelo Eurostat revelam que o volume de importação de bananas, principal fruta adquirida pela UE a países terceiros, caiu 8%, em 2009, para as 4,5 mil milhões de toneladas. Seguiram-se o ananás, com pouco mais de 880 mil toneladas (-5% face a 2008, a laranja com 845 mil toneladas (-18%), maçã com 691 mil toneladas (-14%) e uva com 613 mil toneladas (-6%).
Já em relação aos legumes, a importação de produtos a países terceiros, em 2009, totalizou 2,2 mil milhões de toneladas, correspondendo a uma descida de 2% face a 2008, para o valor ascender a 1,909 mil milhões de euros, ou seja, -2%.
Os principais legumes importados pelos Estados-Membros foram, de acordo com os dados do Eurostat, o tomate, batata, cebola, pimento e o feijão. O tomate, foi, de resto, um dos poucos produtos horto-frutícolas que registou um aumento nas importações, com um crescimento de 11% para as 524 mil toneladas. Já a importação de batata caiu 14% para as 451 mil toneladas.