Carrefour fecha 21 lojas e despede 1.600 na Bélgica
O Carrefour prepara-se para, até ao fim de Junho, fechar 21 lojas na Bélgica, lançando, assim, para o desemprego mais de 1.600 pessoas dos actuais 15.000 funcionários.

Victor Jorge
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
O Carrefour prepara-se para, até ao fim de Junho, fechar 21 lojas na Bélgica, lançando, assim, para o desemprego mais de 1.600 pessoas dos actuais 15.000 funcionários.
A administração do segundo maior retalhista justifica a medida com a forte concorrência que existe, ao nível de distribuição, mas o argumento não tem convencido os diversos sindicatos belgas.
“A concorrência é mais forte que nós. Porquê? Porque têm estratégia, bons preços. Aqui, no Carrefour, nunca foi assim. E a culpa não é dos trabalhadores, com toda a certeza”, diz Patrick Savauche, do sindicato que representa os trabalhadores, à euronews.
O grupo francês conta, contudo, investir, em 2010, 300 milhões de euros na renovação de algumas lojas que vai manter na Bélgica.
“Quando falamos em reestruturar o hipermercado, também o fazemos na França, Europa, Itália e Bélgica. No entanto, os problemas com o Carrefour belga, os custos que são anormais, em relação a outras com estruturas, isso é exclusivo da Bélgica”, esclareceu o director-geral da filial belga do Carrefour, Gerard Lavinay, à euronews.
De referir que o grupo Carrefour está presente no mercado belga há mais de dez anos, operando 630 supermercados sob as insígnias Carrefour, Carrefour Express e GB.
Já em 2007, a Carrefour Belgique tinha realizado uma reestruturação, eliminando 900 postos de trabalho e fechando 16 supermercados GB.