Sonae Sierra vende na Alemanha
Depois de Madrid (Espanha), a Sonae Sierra decidiu alienar mais um centro comercial, neste caso parte do Alexa, localizado em Berlim (Alemanha), por 316 milhões de euros.

Victor Jorge
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
Depois de Madrid (Espanha), a Sonae Sierra decidiu alienar mais um centro comercial, neste caso parte do Alexa, localizado em Berlim (Alemanha).
Detido em partes iguais pela Sonae Sierra e a Foncière Euris/Rallye (50% cada), estas duas entidades decidiram vender 91% ao Union Investment por 316 milhões de euros, mantendo a empresa portuguesa, no entanto, a gestão do centro.
Localizado na Alexanderplatz, o centro conta com 180 lojas e uma oferta de 43.000 m2 de espaço comercial, 2.000 m2 de restauração e 9.000 m2 de espaço de lazer distribuída por cinco pisos. O Alexa, está totalmente comercializado com contratos de longo prazo a marcas como a MediaMarkt, Edeka, H&M e Zara.
O centro foi inaugurado no Outono de 2007, e com cerca de 14 milhões de visitas em 2009, tornando-se numa referência dominante no mercado retalhista de Berlim.
“O Alexa é um investimento sustentável em todo o sentido do termo. A qualidade da sua localização, ambiente comercial atraente, e elevado potencial de receitas são um encaixe perfeito na nossa estratégia de investimento a longo prazo para o segmento de retalho”, afirma Frank Billand, membro do conselho de administração da Union Investment Real Estate GmbH, em comunicado.
“Estamos muito satisfeitos por acolher a Union Investment como parceiro maioritário no Alexa. Este acordo reflecte a elevada qualidade do Alexa, e a nossa estratégia de reciclagem de capital para crescimento futuro, ao mesmo tempo que mantemos uma participação na propriedade e a sua gestão no longo prazo”, refere Álvaro Portela, CEO da Sonae Sierra, também no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Estamos muito satisfeitos por termos participado no desenvolvimento bem sucedido do Centro Comercial Alexa, que se tornou numa referência na Alemanha”, salienta, por sua vez, Michel Savart, CEO da Foncière Euris.